surpresa de dia da mãe: brownies de batata doce sem glúten nem açúcar

    É a melhor surpresa que pode fazer a qualquer mãe: juntar na mesma receita batata doce, chocolate e amêndoas. Pelo menos, as mães desta modesta Família Mistério vibram com qualquer coisa que inclua estes três ingredientes vindos directamente do céu para o seu sistema digestivo.

    Ainda por cima, esta receita, que adaptámos do blog The Awesome Green e que está no nosso livro (ora, aí está outra bela surpresa para oferecer neste Dia da Mãe e que pode comprar aqui…), é das coisas mais saudáveis que já entraram nesta casa: não tem glúten e não tem açúcar, mas é doce, macia e deliciosa. É por isso que é uma das sobremesas preferidas da minha querida Mulher Mistério. E é também por isso que será o nosso lanche no Dia da Mãe.

    Ela, aliás, já tinha falado desta receita aqui no blog, mas agora eu resolvi juntar-lhe um topping divinal de amêndoas salgadas e tostadas. Vai ver como o crocante das amêndoas, misturado com o chocolate, é absolutamente imperdível. 

    Captura de ecrã 2017-05-05, às 15.53.45.png

     

    Ingredientes

    • 2 batatas doces médias sem casca
    • 100 g de farinha de amêndoa
    • 60 g de farinha de trigo sarraceno
    • 1 colher de sopa de óleo de coco
    • 2 colheres de sopa de cacau em pó
    • 90 g de chocolate adoçado com stevia
    • 350 g de tâmaras sem caroço
    • 1 colher de chá de fermento
    • 2 colheres de sopa de leite
    • 1/2 colher de chá de sal
    • 2 mãos cheias de amêndoas tostadas partidas

     

    Corte as batatas doces em cubos e coloque-as dentro de uma panela com água. Leve ao lume. Assim que levantar fervura, reduza para lume brando e deixe cozer durante 15 minutos. Escorra as batatas doces e bata-as, num liquidificador ou no seu robô de cozinha, juntamente com as tâmaras e o óleo de coco até ficar com um puré cremoso. Adicione as farinhas, o cacau, o leite, o sal e o fermento e volte a bater até ficar tudo bem misturado.

    Agora só tem de derreter o chocolate e juntá-lo à massa, batendo mais um bocadinho. E quando digo “só” é mesmo “só”. Espalhe a massa por cima de um tabuleiro, forrado com papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer 10 minutos, retire o brownie do tabuleiro para a travessa onde o vai servir, espalhe as amêndoas tostadas e picadas por cima e deixe que o bolo arrefeça totalmente no balcão da cozinha. Depois é só cortá-lo em quadrados e comer – muito, porque o Dia da Mãe não é todos os dias!

     

    Leia ainda:

     

    Um óptimo lanche de Dia da Mãe para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    foto: bárbara tomaz / me at the kitchen para casal mistério

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *