taça de quinoa com chocolate preto vegan: assim vale a pena acordar cedo!

    Se também é como eu, terrível para acordar de manhã, e põe o despertador quinze minutos antes da hora de se levantar para se mentalizar que vai sair do quentinho dos lençóis, encontrei um aliado para nos ajudar nesta luta matinal.

    Esta taça de quinoa com chocolate preto, que descobri no espetacular site Minimalist Baker, é vegan, deliciosa e a motivação que me faltava para saltar da cama num pulo.

    Ainda, por cima, é saudável e fácil de fazer, porque só vai precisar dos seguintes ingredientes: quinoa branca, leite de amêndoa, leite de coco, sal, cacau em pó, xarope de ácer, extrato de baunilha e chocolate preto vegan partido em pedaços. Para os toppings, só precisa de frutos vermelhos, uma banana cortada em rodelas e sementes de chia ou de cânhamo. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 3 a 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    7-Ingredient-DARK-CHOCOLATE-Quinoa-Breakfast-Bowl-

     

    Comece por lavar bem a quinoa num passador durante 2 minutos. Lave com as suas mãos e separe os grãos, retirando um ou outro de cor diferente. Escorra.

    Aqueça uma panela pequena em lume médio, junte a quinoa e deixe tostar durante 3 minutos, mexendo frequentemente, para secar a água. Acrescente o leite de amêndoa, o leite de coco, uma pitada de sal e mexa. Deixe ferver com o lume no máximo, depois reduza para lume brando e deixe cozinhar durante 20 a 25 minutos, sem tampa, mexendo de vez em quando. Se deixar de ferver, aumente ligeiramente o lume para médio.

    Quando o líquido tiver sido absorvido e a quinoa ficar macia, retire do lume e junte o cacau em pó, o xarope de ácer e a baunilha (opcional). Mexa bem. Prove e ajuste os sabores. Acrescente um pouco mais de leite de amêndoa se preferir uma textura mais líquida. Se gostar mais do sabor do chocolate, junte mais cacau em pó e xarope de ácer.

    Divida a quinoa pelas taças que vai servir, com um quadrado de chocolate preto vegan e os seus toppings preferidos, como leite de coco, sementes de cânhamo ou de chia e fruta fresca.

    Se lhe sobrar quinoa, guarde no frigorífico num recipiente bem fechado, durante 2 a 3 dias. Antes de voltar a servir aqueça no micro-ondas ou numa panela com um pouco mais de leite de amêndoa.

    Cada taça de quinoa, sem os toppings, são 236 calorias. Mas infelizmente os toppings são fundamentais, não acha? Que maçada.

     

    Um ótimo e saudável dia para si,

    Ela

     

    receita e foto: minimalist baker

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *