Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de batata doce, a sobremesa divinal que me vai fazer adiar a dieta

Não faz mal. Amanhã recomeço. Como diria a eterna Scarlett O'Hara: ”Amanhã será um novo dia!”. Mas hoje parece-me o dia ideal para me desgraçar com esta tentação do demónio, do blog Sally’s Baking Addiction. Ai, Sally, Sally! Como é que se inventa uma maravilha destas? Tarte já é bom, com batata doce é demais!

Meu querido Marido Mistério, hoje vais ter mesmo que fazer esta receita. Só precisas de massa de tarte, batata doce, manteiga sem sal, açúcar mascavado, natas, ovos, farinha, extrato de baunilha, canela, noz-moscada, cravo-da-Índia e gengibre. E ainda, mas já é opcional, chantilly. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

brown-sugar-sweet-potato-pie-4-600x900.jpg

 

Ferva as batatas doces numa panela cheia de água, durante 45 a 50 minutos ou até ficarem bem macias. Entretanto, numa bancada polvilhada de farinha, estique a massa com o rolo até formar um círculo de 30 cm de diâmetro. Coloque a massa numa forma de tarte, moldando com os dedos. Retire os excessos das pontas com uma faca e molde bem a massa na forma.

Pré-aqueça o forno a 180º C. Escorra a água das batatas doces e passe-as por água muito fria. A pele deve começar a sair logo. Deixe-as arrefecer e corte-as em pedaços. Bata as batatas doces com uma varinha mágica ou com o liquidificador, numa potência média-alta, até obter uma consistência macia. Junte os restantes ingredientes e misture novamente, desta vez na máxima potência. Espalhe o recheio sobre a base da tarte e pincele as pontas da massa da tarte com uma mistura feita com um ovo batido e uma colher de sopa de leite.

Leve ao forno durante 55 a 60 minutos ou até conseguir espetar um palito no centro da tarte e ele sair praticamente limpo. Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer durante pelo menos uma hora antes de servir. Decore com chantilly. A receita original finalizou a decoração com pequenas bolotas feitas com os restos da base da tarte. Mas não vou pedir tanto ao meu querido Marido Mistério…

 

Uma ótima tarte de batata doce para si e para mim,

Ela

 

receita e foto: sally’s baking addiction