Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de chocolate e caramelo salgado, a sobremesa que não vai sobrar na sua páscoa

É provavelmente a sobremesa mais consensual na Mansão Mistério. Toda a gente adora cá em casa. Há lá melhor combinação do que chocolate e caramelo salgado? Eu não conheço. Por isso, lá terá de ser. Foi eleita por unanimidade a sobremesa que todos queremos para o nosso almoço de Páscoa. Por isso, fui comprar os ingredientes e o meu querido Marido Mistério vai fazer o favor de fazer esta receita que descobri no blog Milk and Honey.

Ele vai precisar, para a base, de bolachas Digestive (a receita original é com bolachas de gengibre, mas eu gosto mais com Digestive) e manteiga sem sal derretida e arrefecida. Para o recheio, vai precisar de natas, manteiga sem sal, açúcar de confeiteiro e água. Para o topping, só precisa de chocolate preto e flor de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

Salted Chocolate Caramel Tart 11-1.jpg

 

Comece por fazer a base: parta as bolachas e coloque-as no liquidificador. Misture bem até obter uma farinha. Junte a manteiga derretida e misture novamente até obter uma espécie de areia molhada. Coloque a mistura numa forma de tarte com fundo amovível, pressionando bem a base da tarte contra o fundo e contra os lados da forma. Leve ao frigorífico durante 30 minutos.

Agora prepare o recheio, misture as natas e a manteiga numa panela em lume médio e deixe ferver. Retire do lume e reserve. Coloque o açúcar e a água noutra panela em lume alto e espere que ferva. Deixe ferver sem mexer até a temperatura alcançar 180º C (use um termómetro de cozinha). A mistura deve ficar com uma cor dourada. Retire do lume e junte logo a mistura de manteiga lentamente. Volte a pôr a panela ao lume e deixe cozinhar, sempre a mexer, durante 4 a 5 minutos, ou até começar a engrossar. Despeje para uma taça e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Para fazer o topping, basta derreter o chocolate em banho-maria até ficar com uma consistência macia.

Finalmente, coloque o caramelo arrefecido sobre a base e volte a pôr a tarte no frigorífico para deixar assentar. Depois, espalhe o chocolate derretido por cima e finalize com uma dose generosa de flor de sal. Coloque no frigorífico até a tarte ficar firme e corte às fatias antes de servir. Vai ver que vai arrasar!

 

Uma ótima Páscoa,

Ela

 

receita e foto: milk and honey

 

1 comentário

Comentar post