Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de coco com base de amêndoa, uma sobremesa vegan e sem glúten

Imagine uma tarte que leva amêndoas na base, um recheio de coco e ainda um chantilly de coco por cima. Coco a mais? Olhe que não, olhe que não! Quem diria que antigamente eu achava que não gostava de coco? Hoje em dia, o nosso frigorífico está recheado de latas de leite e de creme de coco.

Esta tarte, que descobri no blog Salted Plains, é deliciosa, saudável e é uma ótima sobremesa para servir num almoço ou num jantar de verão.

Só vai precisar, para o recheio, de açúcar orgânico, amido de milho, sal, leite de coco e extrato de baunilha. Para a base, tem de comprar amêndoas, coco ralado, sal, tâmaras sem caroço e cortadas ao meio, e xarope de ácer. Para o topping, creme de coco ou uma lata de leite de coco (deixada no frigorífico de véspera), coco ralado tostado, açúcar orgânico em pó e extrato de baunilha.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

coconut-cream-pie-gluten-free-vegan-10-1.jpg

 

Comece por preparar o recheio: Junte, numa panela, o açúcar, o amido de milho e o sal. Misture. Acrescente o leite de coco, deixando cozinhar em lume médio. Vá mexendo, várias vezes, até a mistura engrossar e começar a borbulhar na panela, durante cerca de 6 a 8 minutos.

Retire do lume e junte o extrato de baunilha. Transfira o recheio para uma taça de vidro e deixe arrefecer durante cerca de 5 minutos. Tape com película aderente e guarde no frigorífico durante 1 a 2 horas.

Enquanto o recheio arrefece no frigorífico, faça a base: coloque as amêndoas, o coco ralado, o sal e as tâmaras no liquidificador e triture bem até obter uma espécie de farinha. Deite um fio de xarope de ácer enquanto ainda está a triturar até a mistura começar a pegar.

Unte uma forma de tarte com spray de cozinha. Transfira a mistura da base para a forma, pressionando a mistura contra os lados e o fundo da forma (use um pouco de papel vegetal para pressionar já que a mistura é bastante pegajosa). Coloque a base no frigorífico enquanto espera que o recheio fique pronto.

Nessa altura, retire a película aderente e bata o recheio com a varinha mágica, na potência média, até o recheio mudar de uma consistência gelatinosa para uma consistência cremosa. Espalhe o recheio sobre a base que preparou e volte a colocar no frigorífico durante mais 15 a 20 minutos.

Entretanto, toste o coco ralado no forno, pré-aquecido a 150º C, durante cerca de 5 minutos. Esteja com atenção para não deixar queimar. Retire o coco tostado do forno e deixe arrefecer.

Retire com cuidado as latas de leite de coco do frigorífico. Abra-as e coloque a parte solidificada numa taça. Bata com a varinha mágica até obter uma espécie de chantilly. Vá adicionando lentamente o açúcar em pó e o extrato de baunilha e continue a bater. Finalmente espalhe o chantilly de coco por cima do recheio e decore com o coco tostado. Sirva logo ou guarde no frigorífico até à hora de servir.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: salted plains