Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de cogumelos e camembert, um acompanhamento genial para o seu peru de natal

Como diria o nosso querido Jorge Perestrelo: “O que é que é isso, ó meu?”

Que maravilha de receita é esta, meu Deus? Adoro cogumelos e amo camembert! Que grande ideia para o jantar de Natal! Então se for vegetariano, vai adorar esta receita do blog Local Milk. Só não dá é para vegans, porque tem leite, manteiga e ovo, mas infelizmente não se pode ter tudo… Natal é Natal e é a época da paz, do amor e de desgraçar todas as dietas!

Para fazer esta delícia vai precisar de azeite, manteiga sem sal, tomilho fresco picado, chalotas médias picadas, alho picado, cogumelos sem pé lavados e picados, funcho, flor de sal, pimenta preta moída, xerez (ou vinho do Porto, porque não?), farinha, leite, caldo de legumes, mostarda Dijon, um camembert sem casca cortado em cubos, massa folhada, um ovo ligeiramente batido, sal grosso e tomilho para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

954A1650.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira em lume médio. Junte o tomilho, as chalotas, o alho, os cogumelos e o funcho e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até os cogumelos começaram a libertar líquido, durante cerca de 5 a 10 minutos. Junte o xerez ou o vinho do Porto e deixe cozinhar até evaporar. Nessa altura, acrescente a mostarda Dijon. Junte a farinha e volte a mexer até obter uma espécie de creme, depois acrescente o leite e o caldo de legumes. Deixe ferver até começar a engrossar, só nesta altura é que acrescenta o queijo camembert até derreter.

Despeje o recheio de cogumelos e camembert para um pirex alto e retangular e deixe arrefecer.

Entretanto, prepare a massa folhada de forma a caber no pirex ou na travessa que vai usar. Coloque-a por cima do recheio criando uma borda à volta, pressionando contra o pirex. Faça dois cortes por cima em forma de cruz, pincele com o ovo e espalhe sal grosso, antes de levar ao forno durante 30 minutos ou até começar a inchar e ficar com um tom acastanhado. É ou não é uma maravilha?

 

Boas receitas e feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: local milk