tarte de limão e ricotta, a deliciosa sobremesa italiana do jamie oliver para este fim-de-semana

    Só há uma excepção permitida à dieta nesta casa. E ela chama-se Jamie Oliver. Cada vez que descobrimos uma nova e fácil receita do chef britânico – e após várias horas de trabalho de bastidores – a minha querida Mulher Mistério acaba por permitir uma excepção e deixa-me ir para a cozinha.

    Foi o que aconteceu com esta muitíssimo bem apessoada tarte de limão e ricotta. Basta olhar para a fotografia para nos apaixonarmos por esta maravilha. Além de misturar esses dois ingredientes do céu que dão pelo nome de limão e queijo ricotta, esta maravilha não custa nada a fazer.

    Tudo o que vai precisar, para fazer a base da tarte, é de farinha, açúcar de confeiteiro, azeite, vinho branco (ele recomenda Greco di Tufo, mas pode usar outro) e pasta de baunilha. Para o recheio, separe cinco limões, queijo ricotta, ovos e açúcar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    Dp4TMtSW4AIcllg.jpg

     

    A primeira decisão importante que tem de tomar na sua vida é se quer ter mais ou menos trabalho. Se está num dia de preguiça, compre a base de tarte já pronta no supermercado. Se tiver tempo para cozinhar, prepare a deliciosa massa do Jamie Oliver.

    Para isso, tem de juntar numa taça a farinha com o açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal. Faça uma cova no centro da farinha e coloque lá dentro o azeite, o vinho branco e a pasta de baunilha. Bata os líquidos com um garfo, como se fossem uns ovos, e vá envolvendo aos poucos a farinha que está à volta até criar uma bola de massa.

    Coloque a massa em cima do balcão da cozinha, polvilhado com farinha, e amasse durante uns minutos. Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante meia hora. Tenda a massa e coloque-a a cobrir o fundo e os lados de uma forma com o fundo amovível e cerca de 25 centímetros de diâmetro. Cubra a forma com película aderente e coloque no congelador durante uma hora e meia.

    Para terminar, só precisa de levar a massa ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 25 minutos. Raspe a casca de um limão e coloque de parte. Esprema 150 ml de sumo de limão e bata-o com os restantes ingredientes do recheio. Espalhe este creme por cima da massa e volte a levar ao forno durante mais meia hora. Cinco minutos antes de retirar, espalhe as raspas de limão e um pouco de açúcar de confeiteiro por cima. Depois é só voltar a colocar no forno e comer até babar.

     

    Uma deliciosa tarte de limão para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: jamie oliver

     

    2 comentários em “tarte de limão e ricotta, a deliciosa sobremesa italiana do jamie oliver para este fim-de-semana

    1. ai, ai, que maravilha! Muito boa, a minha filhota de 5 anos adorou. e veio mesmo a calhar para um almoço de família.
      Rápida e simples de fazer.
      Fiz no fim semana, mas a minha despensa obrigou a alterações, lol !
      substituí ricota por queijo fresco batido (tipo quark) e a massa, fiz quebrada normal. numa próxima, se fizer com o mesmo queijo só vou reduzir a quantidade de sumo de limão.
      Obrigada pela partilha

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *