tarte de limão vegan e sem glúten com recheio de caju, uma receita saudável e original

    O meu querido Marido Mistério vai ficar maluco quando descobrir esta receita do blog Salted Plains. Ele adora tarte de limão. Além de ser muito fácil de fazer, é vegan e sem glúten, ou seja, não tem farinha nem ovos. A base é feita com farinha de amêndoa e o recheio tem um extraordinário creme de cajus e limão. O sabor é indescritível.

    Para fazer esta maravilha, vai precisar de farinha de amêndoa, sal, óleo de coco e xarope de ácer (pode usar mel, se não for vegan) para a base. Para o recheio, precisa de cajus, sumo de 3 limões, extrato de baunilha, sal, óleo de coco derretido, creme de coco, raspas dos limões, uma pitada de curcuma, xarope de ácer, amido de milho e açúcar de confeiteiro para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 mini tartes, espreite aqui a receita original.

    vegan-gluten-free-lemon-bars-8.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte um tabuleiro alto próprio para ir o forno e forre com papel vegetal.

    Coloque os cajus no liquidificador e cubra-os com água a ferver. Reserve durante 5 minutos enquanto prepara a base.

    Numa taça grande, misture a farinha de amêndoa e o sal. Junte o óleo de coco e o xarope de ácer. Misture bem até formar uma massa homogénea. Transfira para o tabuleiro que preparou e pressione a massa até formar uma única camada no fundo do tabuleiro. Alise o topo com uma folha de papel vegetal.

    Leve ao forno durante 10 minutos. Retire do forno e reserve, mas deixe o forno ligado.

    Entretanto, escorra os cajus e volte a colocá-los no liquidificador juntamente com os restantes ingredientes do recheio. Misture bem até obter um creme macio. Coloque por cima da base e alise com uma espátula.

    Leve ao forno durante 16 a 18 minutos até as extremidades começarem a dourar. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico durante duas a três horas, ou durante a noite.

    Quando quiser servir, retire do tabuleiro, decore com açúcar de confeiteiro e corte em quadrados. Guarde no frigorífico e delicie-se ao longo do fim de semana.

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     

    receita e foto: salted plains

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *