Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de manteiga de amendoim sem açúcar, o lanche saudável ideal para crianças em férias

Nestes dias a nossa casa parece o recreio de uma escola: os amigos vão aparecendo e vão ficando… e vão lanchando… e vão jantando… e vão dormindo… Enfim, haja frigorífico para alimentar estas pequenas multidões que se aglomeram na Mansão Mistério! Como eu sou uma mãe prevenida, fiz ontem com eles esta maravilha que descobri no blog Tending the Table.

Minto… Não fiz nada. Orientei. Orientei os nossos queridos filhos e o meu talentoso Marido Mistério. A minha mãe sempre me ensinou que “a grande arte não é cozinhar, é orientar”. Como sempre fui uma boa filha, sigo até hoje os conselhos da minha sábia progenitora. Por isso, comecei por orientar as compras.

Para a base, precisamos de tâmaras sem caroço, cajus, cacau em pó, pepitas de cacau, sal e arroz tufado. Para o recheio, tem de ter manteiga de amendoim natural, creme de coco, xarope de ácer (a receita original é feita com xarope de arroz integral mas é mais difícil de encontrar, por isso, optei por xarope de ácer), óleo de coco derretido e sal. Finalmente, para a cobertura, comprámos amendoins tostados, xarope de ácer, chocolate preto e mais arroz tufado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

2.png

 

Comece por misturar, no liquidificador, as tâmaras, os cajus, o cacau em pó, as pepitas de cacau e o sal. Misture bem até obter uma textura uniforme. Transfira a mistura para uma taça, acrescente o arroz tufado e amasse cuidadosamente. Coloque a massa numa forma de tarte com a base amovível, pressionando com os dedos e reserve.

Entretanto, bata com uma varinha mágica a manteiga de amendoim, o creme de coco, o xarope de ácer, o óleo de coco e o sal até obter uma consistência cremosa e brilhante. Espalhe o recheio por cima da base da tarte e reserve enquanto prepara a cobertura.

Aqueça o xarope de ácer numa panela, em lume médio. Quando começar a borbulhar, retire do lume e junte os amendoins até ficarem revestidos e caramelizados. Deixe os amendoins arrefecerem ligeiramente e depois espalhe-os por cima do recheio da tarte. Derreta o chocolate em banho-maria e espalhe-o sobre os amendoins. Finalmente, espalhe o resto do arroz tufado. Leve a tarte ao congelador durante 30 minutos até ficar bem firme. Retire da forma com a ajuda de uma faca, corte às fatias e delicie-se!

 

Bom último dia de férias para todas as crianças,

Ela

 

receita e foto: tending the table