Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de manteiga de amendoim, só porque sim!

Esta é claramente uma receita para a desgraça. Mas a Páscoa está a chegar e anda por aí muita gente em jejum (por opção, que é uma coisa que eu admiro, porque, já eu, ando o ano todo a tentar fazer jejum forçado sem qualquer resultado prático) e o Domingo de Páscoa é dia de festa e de muitas asneiras alimentares! E porque não, em vez do típico Folar da Páscoa, fazer de sobremesa esta espetacular tarte de manteiga de amendoim que descobri no New York Times?

Terá de ser o meu prendado Marido Mistério a confecionar tamanha obra de arte da culinária mas eu vou às compras para não o sobrecarregar!

Ele só precisa, para a base, de manteiga sem sal derretida, açúcar, cacau em pó, farinha e sal. Para o recheio, vou comprar: natas, manteiga de amendoim, queijo creme, açúcar mascavado, extrato de baunilha e sal. E ainda... chocolate semi-amargo partido em pedaços e mais manteiga sem sal para a cobertura!

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

08COOKING-CHOC-PEANUT-BUTTER2-articleLarge.jpg

 

Comece por fazer a base: aqueça o forno a 180º C e unte com manteiga uma forma de tarte. Numa taça média, misture o açúcar, o cacau em pó, a farinha e o sal. Junte a manteiga, mexendo e esmagando com um garfo. Transfira a mistura para a forma que preparou e esmague-a de encontro ao fundo e aos lados de forma a que a base fique com cerca de meio centímetro.

Leve a base ao forno durante 10 a 12 minutos, até fica pronta. Reserve e deixe arrefecer durante pelo menos meia hora.

Agora, chegou a vez de preparar o recheio: numa taça grande, bata as natas com uma batedeira na potência média-máxima e reserve. Numa outra taça, bata a manteiga de amendoim, o queijo creme, o açúcar mascavado, a baunilha e o sal, na potência média até obter uma consistência fofinha, durante cerca de 2 minutos.

Com uma espátula de borracha ou o famoso “Salazar”, junte as natas batidas à mistura de manteiga de amendoim. Transfira a mistura para a forma que preparou e alise o topo com uma espátula. Coloque no frigorífico durante pelo menos 4 a 6 horas até o recheio ficar bom.

Só falta o mais fácil: preparar a cobertura! Derreta o chocolate e a manteiga numa taça própria para ir ao micro-ondas, mexendo de vez em quando. Transfira a cobertura de chocolate para um saco de plástico pequeno, cortando um buraco numa das pontas. Espalhe o chocolate por cima da tarte de forma a criar um padrão criativo… finalmente: sirva-se e delicie-se!

 

Uma ótima semana da Páscoa,

Ela

 

receita e foto: the new york times