Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de manteiga de amendoim vegan: porque não ser original e saudável no natal?

Oito ingredientes. Dá para acreditar? Só tem oito ingredientes mesmo. Só podia ser uma receita do fantástico Minimalist Baker. É escandalosamente deliciosa e surpreendentemente saudável. E é uma sobremesa original para a sua noite de Natal. Demora no máximo 40 minutos a fazer e vai ver que não se vai arrepender!

Só precisa, para a base, de bolachas Graham Crackers (ou parecidas sem glúten) e manteiga derretida vegan ou óleo de coco. Para a tarte propriamente dita, vai precisar de tofu sedoso, manteiga de amendoim natural, geleia de agave ou xarope de ácer, leite ou creme de coco (guardado no frigorífico durante a noite e sem agitar a garrafa ou a lata para separar o creme da água). Para a ganache de chocolate, vai precisar de chocolate semi-amargo sem lactose e leite de coco ou de amêndoa. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

Vegan-Peanut-Butter-Cup-Pie-PB-Mousse-filling-choc

 

Pré-aqueça o forno a 190º C e unte uma forma de tarte standard com gordura vegetal. Triture as bolachas Graham Crackers no liquidificador até ficarem bem raladas. Retire os bocadinhos maiores que não ficaram bem triturados e junte manteiga derretida ou o óleo de coco. Volte a ligar o liquidificador.

Coloque esta mistura na base da tarte, pressionando com a ajuda dos seus dedos. Ponha por cima uma folha de película aderente e pressione para alisar a base. Leve ao forno durante 10 minutos ou até ficar dourada. Retire a base do forno e reserve.

Para fazer o recheio, junte o tofu, a manteiga de amendoim, o xarope de ácer ou a geleia de agave no liquidificador e misture até obter uma consistência macia. Prove e ajuste o sabor, acrescentado mais geleia de agave se gostar mais doce ou uma pitada de sal se a manteiga de amendoim não for muito salgada.

Entretanto, bata o creme ou o leite de coco (retirando a água) numa taça grande até obter uma espécie de chantilly. Junte a mistura de tofu e manteiga de amendoim com o chantilly de coco. Coloque o recheio sobre a base e leve ao congelador para arrefecer durante uma hora.

Enquanto isso, prepare a ganache: junte o chocolate partido em pedaços pequenos numa taça e aqueça o leite de coco ou de amêndoa em lume brando. Misture o chocolate com o leite e não mexa durante 5 minutos para deixá-lo derreter. Só depois é que vai mexendo devagar com uma espátula até formar uma ganache macia. Se não ficar bem derretida, tem sempre o micro-ondas (derreta com intervalos de 10 segundos para ir controlando). Vai ver que também resulta. Espalhe a ganache por cima da tarte, com alguma rapidez para evitar que encaroce. Decore com amendoins tostados e esmagados e volte a colocar no congelador. Só precisa de retirar meia hora ou vinte minutos antes de servir.

É ou não é uma alternativa original para o seu Natal?

 

Boas Festas,

Ela

 

receita e foto: minimalist baker