tarte de massa filo com espinafres e queijo, o jantar vegetariano que vai conquistar os amigos dos nossos filhos

    É completamente irresistível. Como sou viciada em queijo e adoro massa filo, estou doida para pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta receita do site Food and Travel. Tenho vindo a adiar por causa da minha eterna dieta. Mas como esta noite temos a casa cheia de amigos dos nossos filhos é o dia ideal para a experimentarmos. É giro ver como eles hoje em dia crescem com preocupações bem diferentes das do nosso tempo. E ainda bem. Dois deles são vegetarianos, por isso, vão adorar esta receita.

    Só precisa de espinafres sem pé, manteiga, azeite, cebola roxa picada, orégãos, ovos, queijo feta esmagado com um garfo, queijo cottage ou requeijão, parmesão ralado, noz moscada e uma embalagem de massa filo.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Spinach0.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 200º C. Ferva os espinafres em água salgada durante apenas 1 minuto, depois escorra a água em excesso. Espalhe os espinafres por cima de uma folha de papel de cozinha para arrefecer, e depois, pique as folhas de espinafres.

    Aqueça agora uma mistura de manteiga e de azeite numa frigideira e junte a cebola. Deixe caramelizar até ficar macia, mas não deixe queimar. Junte os orégãos, deixe cozinhar durante cerca de 1 minuto e acrescente os espinafres. Misture tudo. Retire do lume e deixe arrefecer completamente.

    Entretanto, bata os ovos numa taça. Junte o queijo feta, o cottage ou o requeijão e o parmesão. Acrescente um pouco de noz moscada em pó. Misture todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta. Junte agora a mistura dos espinafres já arrefecida e retifique os temperos.

    Derreta o resto da manteiga e use-a para untar o fundo e os lados do pirex que vai usar.

    Depois, coloque uma folha de massa filo no fundo e pincele com a manteiga derretida. Repita o processo com mais 3 ou 4 folhas. Pincele a folha que ficou no topo com a manteiga derretida e um fio de azeite (para ajudar a ficar crocante).

    Espalhe por cima a mistura de queijo e espinafres, mas não a esmague. Coloque por cima o resto das folhas de massa filo, pincelando cada uma com a manteiga derretida como fez com as debaixo, incluindo a do topo.

    Retire as pontas que ficarem de fora e dobre-as para não deixar o recheio fugir. Atenção: deixe alguma folga porque o recheio vai subir. Faça uns golpes com uma faca afiada no topo da tarte antes de a colocar no forno durante 40 minutos. Depois, é tirá-la e servir com uma boa salada.

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     

    receita e foto: food and travel

     

    Um comentário em “tarte de massa filo com espinafres e queijo, o jantar vegetariano que vai conquistar os amigos dos nossos filhos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *