Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de nutella com base de avelã tostada, a sobremesa que vai mudar a sua vida

Não estou a sugerir para esquecer as filhoses, os sonhos, as rabanadas ou o bolo-rei. Longe de mim tal ousadia! Estou só a sugerir acrescentar uma sobremesa que vai fazer as crianças da sua família esquecerem-se dos presentes de Natal. Não sei se só acontece cá em casa, mas os nossos Filhos Mistério não são fãs dos doces de Natal, mas, claro, adoram Nutella. Nem quero imaginar a cara deles quando descobrirem esta receita do blog Sally’s Baking Addiction. É irresistível e vai arrasar na sua mesa de Natal.

Só vai precisar, para a base, de avelãs sem sal picadas, farinha, açúcar, sal, manteiga sem sal e água gelada. Para o recheio, precisa de amido de milho, natas, Nutella, sal e extrato de baunilha.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

nutella-tart-4-600x900.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 150º C. Espalhe as avelãs picadas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Toste-as até ficarem ligeiramente escurecidas, durante 5 a 7 minutos. Deixe arrefecer durante 5 minutos e suba a temperatura do forno para 180º C.

Entretanto, comece pela base: junte no liquidificador 3/4 de chávena das avelãs tostadas, a farinha, o açúcar e o sal. Triture tudo até obter uma espécie de farinha. Guarde o resto das avelãs para decorar a tarte. Junte a manteiga e volte a misturar até ficar com a consistência de um crumble.

Transfira a massa para uma taça grande. Junte lentamente 3 colheres de sopa de água gelada e vá mexendo com um salazar ou uma colher de pau para ligar melhor a massa da base.

Pressione a massa contra o fundo de uma forma de tarte (o ideal é usar os seus próprios dedos polvilhados de farinha). Coloque por cima uma folha de papel de alumínio ou papel vegetal e ponha por cima pesos para tarte (se não tiver, use um saco de arroz).

Leve ao forno durante 18 a 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer enquanto prepara o recheio.

Comece por misturar o amido de milho com meia chávena de natas numa taça pequena.

Coloque a mistura do amido de milho com o resto das natas, a Nutella e o sal num tacho em lume médio. Mexa até levantar fervura. Continue a mexer, deixando ferver durante 3 minutos, até começar a engrossar. Retire do lume, acrescente a baunilha e coloque o recheio sobre a base, alisando com uma espátula.

Leve ao frigorífico durante 3 a 4 horas e decore com o resto das avelãs tostadas.

É ou não é uma sobremesa genial para o seu Natal?

 

Boas Festas,

Ela

 

receita e foto: sally’s baking addiction