Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de queijo de cabra com tomate cherry e redução de balsâmico (como assim? de queijo de cabra? siiiimmmm!)

Se há coisa que me faz feliz é descobrir receitas originais e criativas, como esta do ótimo site Spoon Fork Bacon. Ok, e o golo do Quaresma, e o Cristiano Ronaldo (que nesta fase tem todo o direito de falhar penalties). Quem teve a ideia de fazer uma tarte de queijo de cabra é simplesmente um génio. Por favor, dêem o Nobel da Gastronomia às autoras desta receita. Elas merecem. Adoro tartes, mas a combinação com queijo de cabra é absolutamente divinal.

Para fazer esta maravilha, vai precisar, para a base, de farinha, sal, manteiga sem sal e de água gelada. Para o recheio, precisa de queijo de cabra macio, natas, tomates cherry, redução de balsâmico, folhas de manjericão frescas, sal e pimenta.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para uma tarte, espreite aqui a receita original.

bruschetta_tart-800x1066.jpg

 

Comece por fazer a base da tarte: coloque a farinha, o sal e a manteiga no liquidificador e misture bem até obter uma espécie de crumble. Enquanto estiver a misturar, vá juntando, uma colher de sopa de água de cada vez, até a massa ficar no ponto.

Transfira a massa para uma forma e pressione a mistura contra o fundo e os lados da forma. Faça vários buracos no fundo e nos lados da base com a ajuda de um garfo. Leve ao frigorífico durante 30 minutos a uma hora.

Pré-aqueça o forno a 200º C. Coloque a base da tarte num tabuleiro e leve ao forno durante 20 a 25 minutos ou até ficar com um aspeto dourado. Se perceber que a massa está a começar a borbulhar, abra o forno e espete a bolha com um garfo.

Retire a base da tarte do forno e espere que arrefeça completamente.

Enquanto isso, faça o recheio: coloque o queijo de cabra e as natas numa taça e bata com uma varinha mágica até obter uma mistura leve e fofinha. Tempere com sal e pimenta.

Coloque o recheio de queijo de cabra sobre a base da tarte já arrefecida, amaciando o topo com uma espátula.

Decore a tarte com tomates cherry fatiados, um fio de redução de balsâmico, folhas de manjericão frescas e flor de sal.

Sirva e delicie-se.
Sabe fazer a redução de balsâmico? É simples: coloque uma chávena de chá de vinagre balsâmico num tacho e deixe ferver em lume médio. Deixe ferver até o vinagre reduzir para metade e engrossar. Quando arrefecer, vai engrossar ainda mais.

É ou não é uma receita fenomenal? Eu disse…

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: spoon fork bacon