Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tostas com favinhas, chèvre e ovos escalfados, o nosso almoço de domingo

Fava_2.jpg

Guerra é guerra. Se a Jovem Misteriosa aqui do lado preparou uma entrada à Downton Abbey para me tentar achincalhar na cozinha à frente da minha própria mãe, teria que ter evidentemente uma resposta à altura. E uma resposta à altura, no meu caso de basquetebolista da Reboleira, é uma resposta a grande altura.

Peguei neste escultural corpinho de lutador de sumo e dirigi-me vagarosamente até à despensa onde encontrei um maravilhoso frasco de favinhas fritas em azeite que tinha comprado no Lidl a seguir ao Natal. Não sei se já falei aqui daquela que é para mim uma das minhas prateleiras favoritas de supermercado: a prateleira Deluxe, onde encontro sempre óptimos petiscos a preços fantásticos. Foi lá que comprei este molho pesto de trufas e foi lá que comprei estas favinhas com corpinho de grãos de milho (aproveitei os saldos depois do Natal, por isso a minha despensa parece o armazém do Lidl).

 

Munido das favinhas, mergulhei na Internet em busca de uma receita digna da Senhora, Minha Mãe. E foi assim que encontrei esta preciosidade do Tiny Inklings.

 

Ingredientes 

Para 4 pessoas

  • 1 chávena de favinhas
  • 2 colher de chá de sumo de limão
  • 4 fatias fininhas de pão de sementes
  • 2 dentes de alho
  • 4 colheres de sopa de chèvre
  • 4 ovos
  • Flor de sal
  • Pimenta moída

Fava.jpg

Primeiro esmague ligeiramente as favinhas com um garfo e misture-as com o sumo de limão, flor de sal e cinco pimentas moídas. Depois escalfe os ovos. Coloque água a ferver com um bocadinho de vinagre. Quando levantar fervura, faça um remoinho e deite o ovo para o meio. Deixe-o cozer de forma a manter a gema mole e a clara ligeiramente dura.

Enquanto trata de isto tudo, coloque as fatias de pão a tostar no forno. Quando estiverem prontas, passe com meio dente de alho por elas ainda quentes. A seguir espalhe o queijo de cabra (de preferência dos mais moles), ponha a mistura das favas por cima e depois o ovo. No fim, deite mais um pouco de flor de sal e pimenta moída no momento.

Ah, é verdade, mas isto é uma entrada e Ela queria que eu fizesse um prato principal. Confere, mas há alguma coisa melhor do que um almoço de domingo feito apenas com petiscos, queijos e um pouco de presunto? Escusado será dizer que a Senhora, Minha Mãe ficou encantada: tanto com o meu petisco como com o Dela (mas esta parte sobre Ela não interessa nada).

 

Bons petiscos para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e fotos: tiny inklings

 

1 comentário

Comentar post