Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tostas de tahini, maçã, mel e tomilho, um pequeno-almoço original e... tão bom!

Tahini. Não, tagine. Não, não é tagine, é tahini. Ah! não é gralha? Não, não, é tahini mesmo. Sim, esta conversa de surdos aconteceu entre mim e mim própria. Assumo a minha ignorância, nunca tinha ouvido falar em tal coisa até descobrir esta delícia aqui. Pois bem, tahini é uma pasta de sementes de sésamo. Pode fazer-se em casa (se quiser aprender deixo a receita no fim do post) ou comprar nos supermercados indianos, no Martim Moniz, em Lisboa. Para mim, sementes de sésamo, maçãs e tomilho são sinónimo de dieta rigorosa.

Ok, esta receita do fantástico blog Tasty Yummies tem pão e mel, mas o pão pode ser escuro e o mel pode ser pouco, por isso, esta é uma ótima ideia para incluir na minha eterna dieta, ou não?

Tudo o que vou precisar é de pão torrado (escuro para mim, o que preferir para si), maçã cortada em fatias fininhas, tahini, mel, raminhos de tomilho fresco e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

15126890497_a30c036770_c.jpg

 

Comece por barrar o tahini em cada fatia de tosta. Coloque as fatias de maçã e um fio de mel, finalize espalhando raminhos de tomilho e uma pitada de sal, se quiser. E é isto! Mais fácil é difícil, não?

Se preferir fazer o tahini em casa, aqui fica a receita:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Espalhe 500 g de sementes de sésamo cruas sobre papel vegetal num tabuleiro. Deixe cozinhar durante 10 a 12 minutos, até ficarem ligeiramente acastanhadas, agitando de vez em quando para não deixar queimar. Espere que as sementes de sésamo arrefeçam e, depois, coloque-as no liquidificador. Ligue, na velocidade máxima, durante 2 ou 3 minutos, até as sementes formarem uma pasta. Acrescente duas colheres de sopa de azeite. Misture durante mais alguns minutos até as sementes de sésamo formarem uma pasta espessa e macia. Se for preciso, junte mais azeite para ficar mais fina. Tempere com sal. Pode guardar no frigorífico durante um mês ou mais.

Ele vai querer fazer em casa, eu não me importo nada de ir ao Martim Moniz às compras. Depois da reabilitação da zona, é um ótimo programa. Caseira ou não, esta tahini é uma grande ideia. 

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e fotos: tasty-yummies.com