trufas de chocolate, manteiga de amendoim e quinoa tostada (prometo que só como uma!)

    Não. Juro que não desisti da dieta! Mas aproxima-se o meu Dia da Asneira semanal, o melhor dia da semana nos tempos que correm, e este tem de ser planeado cuidadosamente. Quero aproveitar todas as 24 horas desse dia (que me parece sempre tão curto) para poder desforrar-me da maçada que são os outros seis dias da semana. E uma das maravilhas com que me vou deliciar são estas incríveis e surpreendentes trufas de quinoa tostada com manteiga de amendoim e chocolate, do blog Ambitious Kitchen, que ainda por cima são saudáveis.

    Imagine que está a saborear uma manteiga de amendoim super crocante. É mais ou menos a mesma sensação. Vai precisar de quinoa, óleo de coco, açúcar mascavado ou açúcar de coco, manteiga de amendoim natural, extrato de baunilha, xarope de ácer, farinha de aveia, chocolate preto e flor de sal. Se quiser saber as quantidades certas destes ingredientes, para cerca de 10 trufas, espreite aqui a receita original.

    PB-Truffles.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal e reserve. Junte numa panela 1/2 chávena de água e 1/4 de chávena de quinoa e deixe cozinhar em lume médio-alto. Quando começar a ferver, tape e reduza para lume brando. Ao fim de 15 minutos, retire do lume e junte o óleo de coco e o açúcar mascavado. Despeje a mistura de quinoa no tabuleiro previamente preparado e espalhe bem com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos ou até a quinoa ficar com uma cor dourada e uma textura crocante. Mexa uma ou duas vezes para tostar de uma forma uniforme. Quando estiver pronta, retire do forno e deixe-a arrefecer durante dois minutos. 

    Enquanto a quinoa está no forno, pode ir preparando as trufas de manteiga de amendoim: numa taça média, misture bem a manteiga de amendoim, o extrato de baunilha e o xarope de ácer. Acrescente a farinha de aveia e volte a mexer (pode usar as mãos, se preferir, para sentir se a farinha fica bem misturada) até a massa estar homogénea e macia. Junte, também com as mãos, a quinoa tostada e depois faça bolinhas com a massa. Coloque as bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e mantenha-as no congelador durante 10 a 15 minutos.

    Entretanto, derreta o chocolate preto num tacho em lume brando. Quando o chocolate estiver totalmente derretido, mergulhe cada bola no chocolate com a ajuda de um garfo ou de uma colher. Transfira as trufas para um tabuleiro com cuidado para não deixar pingar o chocolate preto derretido. Espalhe a flor de sal por cima das trufas e coloque-as no frigorífico durante 10 a 15 minutos ou até endurecerem… depois… chegou ao paraíso!

    Dia da Asneira “me aguarde, porque eu vou lhe usar”!

     

    Um ótimo fim-de-semana,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *