Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

um almoço de sonho num comboio do século xix ao longo do rio douro

IMG_9993.jpg

Se é fã de alta gastronomia e do livro ou do filme “Crime no Expresso do Oriente” este programa é a sua cara. Depois do sucesso da primeira edição, “Vila Joya no Douro”, que juntou no ano passado o mítico comboio presidencial português e o chef do restaurante do luxuoso hotel algarvio, Dieter Koshina, chega agora, durante o mês de maio, um programa mais variado e abrangente.

AJC_4005.jpg

 

O The Presidential terá este ano não um mas cinco chefs Michelin a cozinhar a bordo durante várias viagens inesquecíveis pelas margens do rio Douro. Construído em 1890 para servir a família real portuguesa, esta autêntica relíquia passou a ser o Comboio Presidencial com a implantação da República em 1910. Durante os quase 100 anos em que esteve em circulação, o comboio transportou presidentes, chefes de Estado, Papas e monarcas, incluindo a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. 

AJC_3719.jpg

Em 1979 foi retirado de circulação e em 2010 foi restaurado para ficar em exposição no Museu Nacional Ferroviário. No ano passado, voltou a circular pela mão de Gonçalo Castel-Branco, o mentor deste programa de “turismo ferroviário de luxo”.

AJC_3609.jpg

Esta segunda edição fará 17 viagens ao longo do mês de maio com todos os ingredientes do ano passado e mais alguns. A viagem dura 9 horas: começa na lindíssima estação de São Bento, no Porto, com o check in marcado para as 10h45.

AJC_3582.jpg

O The Presidential parte às 11h00 e às 12h30 é servido o almoço gourmet com harmonização de vinhos. Vai apetecer-lhe dormir uma sesta a seguir, mas resista porque a magnífica paisagem de toda a linha do Douro é imperdível.

IMG_9021.jpg

A chegada à Quinta do Vesúvio, uma das mais emblemáticas quintas do Douro, está prevista para as 15h00. E aqui poderá deliciar-se com uma prova de vinhos do Porto da Grahams.

IMG_0622.jpg

Na viagem de regresso, marcada para as 17h00, ainda tem animação a bordo com direito a música ao vivo, café e digestivos. A chegada ao Porto está prevista para as 20h30.

AJC_3791.jpg

Por enquanto, foram anunciados dois dos cinco chefs Michelin que vão cozinhar a bordo do The Presidential. Esben Holmboe Bang, o chef 3 estrelas Michelin mais novo do mundo e co-proprietário do inovador restaurante norueguês Maaemo, é o primeiro a servir o almoço.

Esben_credit_Tuukka_Koski.jpg

Com uma cozinha que aposta na simplicidade, em produtos biológicos, biodinâmicos ou selvagens, Esben Holmboe Bang, que nasceu em Copenhaga, será responsável pelo menu da primeira semana, de 3 a 7 de Maio.

maaemo_scallop+cooked+in+its+shell+with+celeriac_c

A segunda semana, de 10 e 11 de Maio, ficará a cargo do português Pedro Lemos, que conquistou em 2014 uma estrela Michelin no restaurante com o seu nome no Porto.

11896459_10153633919672082_7644735925872401389_o.j

Ainda falta anunciar quem serão os outros três chefs, mas para já o programa promete. Tudo seria perfeito se não fosse o preço. Mas já se sabe, basta uma estrela Michelin para os preços serem astronómicos, então várias estrelas num comboio presidencial com o Douro como pano de fundo terá de ser pornográfico.

AJC_4050.jpg

Os bilhetes já estão à venda no site do The Presidential e custam 500 euros por pessoa (com IVA, ok?) para o programa de dia inteiro que inclui a viagem no Presidencial, o menu de degustação de 4 pratos preparado pelo chef a bordo, a harmonização de vinhos, acesso à Quinta do Vesúvio e prova de portos, bar com música ao vivo, salão de chá e um saco-presente com um livro de coleção autografado pelo chef.

IMG_0811.jpg

Há ainda um programa de três dias, o chamado Premium Pack, para pessoas mesmo, mesmo, muito, muito premium! Se quiser mais informações espreite o site

MAPA-03.png

Então, meu querido Marido Mistério? O Dia dos Namorados está a chegar! Sem ideias? Lê este post e clica aqui!

(Infelizmente estou desconfiada que nós, como diria a minha querida mãezinha, vamos com os que ficam…)

 

Boa viagem para os sortudos que vão embarcar no comboio presidencial,

Ela

 

fotos: the presidential