Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

um delicioso bolo de chocolate vegan, sem glúten e sem lactose para este natal?! só podia ser uma receita do jamie oliver

Um Natal sem uma receita do Jamie Oliver é como o Jerónimo de Sousa sem um ditado popular. Já faz parte da mobília. E por isso é que hoje apareço aqui acompanhado por este divinal bolo de chocolate vegan, sem glúten e sem lactose. Cá em casa, estou a ser altamente pressionado pela minha querida Mulher Mistério para fazer um bolo saudável para o Natal. Sim, o meu único momento de liberdade calórica do ano está em risco. Aqueles dois dias em que eu podia comer à vontade troncos de Natal de Nutella (veja aqui), cheesecakes com leite condensado (dê uma vista de olhos aqui), bolos de chocolate recheados com mousse (não vai resistir a ver a receita aqui)... Está tudo em risco. Por isso, resolvi precaver-me: se, mais uma vez, demonstrar que não passo de um pau mandado nas mãos Dela, pelo menos que tenha uma solução de recurso saudável mas deliciosa.

A receita é do fantástico Jamie Oliver e leva margarina vegan, farinha sem glúten, açúcar amarelo, extracto de baunilha, iogurte de soja, fermento sem glúten, goma xantana (um aditivo natural que ajuda a dar consistência ao bolo), cacau em pó, leite de arroz e framboesas frescas. Para fazer a cobertura, vai precisar de açúcar de confeiteiro, chocolate sem leite e mais cacau em pó, margarina vegan e iogurte de soja. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

epic_vegan_chocolate_cake_5641.jpg

 

Os ingredientes podem parecer difíceis de encontrar, mas vai ver que não é tanto – entre a área saudável dos grandes supermercados e o Celeiro, vai descobrir tudo num instante. Mais fácil ainda vai ser cozinhar esta maravilha. Para começar, tem de separar duas formas com o aro amovível com cerca de 20 centímetros, porque na verdade vai fazer dois bolos separados por um delicioso creme de chocolate e framboesas. Depois, forre o fundo das formas com papel vegetal e espalhe pelos lados farinha sem glúten.

Agora só tem de bater numa taça a margarina com o açúcar durante cerca de 5 minutos, até ficar um creme leve e suave. Junte o extracto de baunilha e o iogurte de soja e misture. Espalhe a farinha, o fermento, a goma xantana e o cacau em pó e envolva tudo. Finalmente, acrescente o leite e mexa mais um pouco. Divida a mistura pelas duas formas e leve ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante 15 a 20 minutos.

Enquanto os bolos estiverem a cozinhar, prepare o creme de chocolate. Misture o cacau com o açúcar de confeiteiro dentro de uma taça. A seguir, coloque a margarina e bata bem até ficar suave. Acrescente o iogurte e misture para ligar todos os ingredientes.

Depois de os bolos estarem prontos e arrefecidos, coloque o primeiro bolo no prato onde vai servir. Espalhe o creme de chocolate e umas framboesas frescas por cima e tape com o segundo bolo. Pressione ligeiramente para baixo e espalhe o resto do creme e das framboesas por cima. Antes de servir, polvilhe com raspas de chocolate vegan.

É ou não é uma tentação para o Natal? Eu ainda não decidi se vou fazer, mas desconfio que não me reste alternativa.

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o bolo saudável esteja,

Ele

 

receita e foto: jamie oliver