um jantar leve de domingo para fazer em 15 minutos: crostini com uvas no forno, skyr e manjericão

    Estamos naquele dia da semana em que o jantar é mais um brunch. Ao domingo, nunca me apetece fazer nada de muito complicado na cozinha. As crianças adoram comer uns ovos, ou umas papas de aveia, ou umas tostas, ou até mesmo só uns biscoitos acabadinhos de preparar.

    Normalmente, comemos um bom brunch de manhã, um lanche tarde e depois ninguém tem muita fome para o jantar. Por isso, hoje tenho aqui uma receita fácil, rápida, leve, mas absolutamente surpreendente. A invenção é do fantástico site Food52 e junta umas tostas crocantes com um creme macio de skyr e umas divinais uvas assadas no forno. As uvas vão rebentar ligeiramente e largar um magnífico sumo que se vai misturar com o iogurte. 

    Para fazer esta delícia, só vou precisar de pão (os autores da receita usaram baguete, mas eu vou fazer com o irresistível pão alentejano), iogurte skyr (eu prefiro natural, mas pode usar com sabor a baunilha), uvas pretas, azeite e manjericão fresco. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    ffd271a9-a4b2-4bf4-8af7-2a0a3dd64f82--2017-0921_icelandic-crostini-sponsored-post_bobbi-lin_3727.jpg

     

    Corte o pão em fatias com cerca de meio centímetro e toste-o no forno, a 220 ºC, com um fio de azeite extra virgem por cima, até ficar dourado e crocante. Retire o pão do forno e coloque lá dentro as uvas. Espalhe-as por cima de um pirex ou de um tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe-as assar durante cerca de dez minutos, até começarem a rebentar e a libertar algum sumo, mas sem as deixar murcharem totalmente.

    Agora é só espalhar o skyr por cima das tostas, colocar as uvas no topo e terminar com umas folhas de manjericão picado fininho. Salpique ainda as tostas com um pouco do sumo das uvas. Vai ver como é um jantar perfeito para um domingo. E até dá para comer à frente da televisão, enquanto vê um filme ou uma série, o que é o programa preferido dos Mini-Misteriosos.

     

    Um óptimo domingo para si onde quer que o jantar esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food52

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *