Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

um jantar rápido e delicioso feito com cogumelos, queijo e vinho do porto

– Caflou.. o quê?

– Clafoutis, minha querida e adorada Mulher Mistério: é um doce francês, feito à base de uma fruta, normalmente são cerejas inteiras cozidas no forno, com um creme de farinha, ovos, leite e açúcar.

Os nervos que Ele me dá quando começa a explicar a origem das receitas com este ar de professor universitário da Wikipédia… mas o que é certo é que me esclareceu quando descobri esta ótima receita no site Food52. Só que, em vez de fruta, este clafoutis leva cogumelos com sherry (eu, que sou muito patriótica, prefiro Vinho do Porto) e é um ótimo prato principal e o jantar ideal para hoje que fui invadida por uma preguicite aguda. Ainda, por cima, adoro cogumelos de todas as maneiras e feitios, então salteados em manteiga é a loucura.

Para a base de cogumelos, só precisa dos propriamente ditos, bem limpos e fatiados, manteiga, sal, chalotas finamente picadas, e Vinho do Porto (a receita original sugere sherry, mas já sabe: “o que é nacional é bom”), tomilho picado, sal e pimenta. Para o clafoutis, vai precisar de ovos, sal, farinha, leite, queijo Gruyère ralado e pimenta preta. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas (como prato principal), espreite aqui a receita original.

cb22c822-da80-43d2-9014-7ffdd2cbc877--2016-0517_sa

 

Numa frigideira grande, derreta a manteiga em lume médio alto até esta ficar com um tom acastanhado, mas não deixe queimar. Junte as chalotas e reduza o lume para médio. Mexa bem. Acrescente os cogumelos, junte meia colher de chá de sal e misture as chalotas com os cogumelos até ficarem macios, virando-os várias vezes durante cerca de 15 minutos. Depois do líquido dos cogumelos se evaporar, junte o Vinho do Porto e o tomilho. Continue a saltear os cogumelos até o líquido reduzir e engrossar. Prove e tempere com sal e pimenta.

Entretanto, aqueça o forno a 190º C. Numa taça de batedeira, misture os ovos e o sal. Junte o leite e volte a misturar, depois acrescente a farinha, durante 1 ou 2 minutos. Agora prepare uma travessa que possa ir ao forno: coloque primeiro os cogumelos e depois despeje a massa que preparou por cima. Termine com o Gruyère ralado e tempere com pimenta preta. Coloque a travessa no centro do forno e deixe-a até o clafoutis começar a ficar com um tom dourado, durante cerca de 30 a 40 minutos. Se for preciso, tape com papel de alumínio para não queimar. Sirva quente acompanhado de uma salada.

 

Um ótimo fim-de-semana com boas e deliciosas receitas,

Ela

 

receita e foto: food52