Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

um lanche para as férias da páscoa que só suja uma taça: muffins de aveia com avelãs e figos secos

Crianças em casa, Marido Mistério no forno. Esta vida de pai moderno não é fácil. Enquanto Ela bebe uma cerveja à frente da televisão (vá lá que não é a ver o Benfica...), eu cozinho. O que é que aconteceu à igualdade de géneros? É verdade que Ela ajuda a lavar a loiça, mas esta minha permanente exploração culinária obriga-me a estar sempre à procura de receitas práticas e deliciosas. Especialmente quando as crianças estão de férias e enchem a casa à mesma velocidade que esvaziam o frigorífico.

Hoje a salvação veio do sempre útil e essencial site The Kitchn na forma de uns maravilhosos muffins que só sujam um triturador ou então a sempre amiga Bimby. Não há cá tachos nem panelas que a minha querida e prezada Mulher Mistério precisa de algum descanso da sua tarefa de lavar a loiça.

Tudo o que vai precisar é de avelãs, flocos de aveia, figos secos (sem os pedúnculos), farinha, açúcar mascavado, fermento, bicarbonato de sódio, sal, 1 ovo levemente batido, manteiga sem sal derretida, 240 ml de leite, melaço e 1 colher de chá de extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

TheKitchn_foodprocessor_muffins_kc_3189.jpg

 

Coloque as avelãs num tabuleiro, por cima de uma folha de papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 4 a 5 minutos. Esfregue as avelãs numa toalha de cozinha até que saia a pele da maioria delas (não precisa de tirar a pele de todas).

Agora, coloque os flocos de aveia no triturador ou na Bimby e ligue durante cerca de 20 segundos (atenção que o tempo varia dependendo dos aparelhos). Acrescente as avelãs e triture mais uns 20 segundos. Coloque os figos secos e ligue a trituradora só até os desfazer (tem de ter atenção para não triturar tudo demasiado porque vai ficar com uma pasta muito dura e condensada). Deite lá para dentro a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, o sal e o ovo e ligue uns segundos só para misturar todos os ingredientes. Finalmente, acrescente o leite, a manteiga, o melaço e a baunilha e misture mais uma vez. 

Pronta a massa, só tem de colocar 12 copinhos de papel vegetal dentro de uma forma para 12 muffins e dividir a massa pelos copinhos. Leve ao forno a 200º C durante 18 a 20 minutos, até o topo dos muffins começar a ficar dourado. Deixe arrefecer uns 5 minutos antes de tirar os muffins da forma e sirva-os frios. 

Está a parecer-me que estes 12 bolos não chegam para uma tarde de férias cá em casa. Entre filhos e amigos de filhos, esta casa transformou-se num acampamento de guerra.

 

Umas óptimas férias para as crianças onde quer que os muffins estejam,

Ele

 

receita: the kitchn; foto: karla conrad

4 comentários

Comentar post