um risotto cor-de-rosa?! é isso mesmo: risotto de trigo sarraceno e beterraba, um jantar lindo e light

    Sabem aquele provérbio “As aparências enganam”? Na minha modesta opinião, raramente se aplica à gastronomia. É raro um prato com ótimo ar ser, no final, uma enorme desilusão. Pode acontecer, claro. Pode estar salgado ou insosso, ou azedo ou doce demais, mas normalmente quando me aparece à frente um prato com um aspeto destes, tenho aquela sensação do Cavaco de “que nunca tenho dúvidas e raramente me engano”. Como tal, apresento-vos um prato lindo, saudável, vegetariano e sem glúten. Mais qualidades é difícil. A receita é deste apetitoso blog.

    buckwheat_risotto_1.jpg

     

    Ingredientes 

    Para 4 pessoas

    • 3 beterrabas, cozinhadas, sem pele e cortadas
    • 1 chávena de sêmola de trigo sarraceno (encontra aqui)
    • 2 colheres de sopa de azeite
    • 2 cebolas roxas pequenas picadas
    • 1 dente de alho picado
    • Sumo de 1 limão (ou um pouco de vinho branco)
    • 3 chávenas de caldo de legumes
    • 75 g de queijo feta esmigalhado
    • Sal
    • Pimenta preta
    • Azeite para temperar
    • Folhas de acelga baby
    • Salsa picada

     

    Comece por cozinhar as beterrabas. Limpe-as bem e coloque-as numa panela com água e sal (o suficiente para cobrir as beterrabas). Deixe-as ferver até ficarem al dente (experimente furar uma das beterrabas com uma faca no meio, se o conseguir, é porque estão prontas). Normalmente demora entre 30 e 40 minutos. Retire-as do lume, passe-as por água fria e, quando arrefecerem, retire-lhes a casca com a ajuda de uma faca.

    Passe primeiro por água quente e depois por água fria as sêmolas de trigo sarraceno. Deixe escorrer num passador.

    Aqueça o azeite numa panela grande em lume médio. Junte as cebolas roxas e o alho e deixe saltear durante 5 minutos. Vá mexendo várias vezes até as cebolas ficarem macias. Acrescente as sêmolas de trigo e mexa bem, durante cerca de um minuto, até ficarem revestidas com o azeite. Junte o sumo de limão (ou o vinho) e mexa até o trigo absorver o líquido. Comece a juntar o caldo de legumes, meia chávena de cada vez, mexendo frequentemente. Espere que o caldo seja absorvido antes de juntar a meia chávena seguinte. Reserve cerca de ¼ de chávena de caldo de legumes para acrescentar no fim, se for preciso. Vá mexendo várias vezes para evitar que o trigo cole à panela.

    Ao fim de 20 minutos, o trigo deverá estar al dente. Nessa altura, junte o que resta do caldo de legumes, o queijo feta, as beterrabas cortadas e mexa bem até o risotto absorver totalmente o sumo das beterrabas e ficar cor-de-rosa. Prove e, se achar necessário, junte sal e pimenta. Sirva imediatamente com um fio de azeite, folhas de acelga e salsa picada.

    É ou não é um prato lindo e saudável? Ótimo para a minha dieta. E só pela cor já conquistei o lado feminino da nossa equipa de futsal. Eles, como saem à mãezinha, comem qualquer coisa, não são esquisitos.

     

    Um ótimo jantar light (yeah, desta vez consegui!),

    Ela

     

    receita e fotos:dagmarskitchen 

    3 comentários em “um risotto cor-de-rosa?! é isso mesmo: risotto de trigo sarraceno e beterraba, um jantar lindo e light

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *