Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

uma receita como nunca viu antes: ovos marinados em molho de soja

Ter uma mulher em dieta que concorda com este prato é quase tão excêntrico como ter um peru que concorda com o Natal. Mas é esta imprevisibilidade que faz da minha querida Mulher Mistério um ser especial. E, quando ontem eu cheguei a casa com esta fabulosa receita que encontrei no sempre útil Food52, os olhos Dela brilharam de emoção. Juntar no mesmo prato ovos e molho de soja é o Jardim do Éden de qualquer gastrónomo: irresistível no sabor, mas um convite ao pecado.

A receita original é do livro Milk Bar Life, de Christina Tosi, e tem tanto de surpreendente como de simples e fácil.

053eb065-eed3-42ff-beea-b352627b83a5--2015-0421_ge

 

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de água quente
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de vinagre de xerez
  • 180 ml de molho de soja
  • 6 ovos grandes
  • Flor de sal e pimenta para servir

 

Antes de se preocupar com os ovos, tem de tratar do molho. Misture numa taça a água quente com o açúcar, o vinagre e o molho de soja, até o açúcar ficar bem dissolvido. Agora, sim, vamos aos ovos.

O primeiro segredo é cozer os ovos no ponto certo. E para conseguir isso precisa de uma colher na mão e de um cronómetro no bolso. Ponha uma panela ao lume. Quando a água estiver a ferver, coloque os ovos sem os deixar estalar (têm de estar à temperatura ambiente) e vá mexendo lentamente a água durante cerca de um minuto e meio para distribuir bem o calor. Ao fim de 6 minutos e 50 segundos – nem um milésimo a mais – retire os ovos para dentro de uma taça com água e gelo: é a forma de os fazer parar de cozer e de os manter com a clara bem firme e com a gema húmida.

Assim que os ovos estiverem frios, descasque-os dentro da água para manter o exterior intacto e mergulhe-os no molho de soja (atenção que devem ficar completamente cobertos pelo molho). Leve-os ao frigorífico e deixe a marinar durante duas a seis horas. Antes de servir, corte-os ao meio e tempere o interior com flor de sal e pimenta moída no momento. Vai ver o aspecto com que ficarão: a clara dourada por fora e branca por dentro

Agora, vamos lá ser condescendentes: a receita tem açúcar? Tem. Tem molho de soja? Também. Tem calorias? Talvez. Mas não é dramático, pois não? Dá uma entrada espectacular e, se for misturado com uma salada de verdes, vai ver que até é light.

 

Uma óptima dieta para si onde quer que os ovos estejam,

Ele

 

receita: milk bar life; foto: james ransom/food52