Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

uma receita saudável e fácil para um dia de chuva como este: lombo de salmão curado caseiro

Vamos lá aqui esclarecer um ponto importante na nossa relação: não gosto de chuva. Por isso, já sabe: em dias de chuva, sou um ser humano ainda mais insuportável do que em dias de sol (se é que isso é possível...). Isto para avisar que não tem de me aturar. Pode perfeitamente mudar para um blog inglês que eles lá adoram este tempo que, ainda por cima, faz tão bem à relva.

O pior da chuva nem é o facto de encharcarmos os pés cada vez que corremos para não nos molharmos, ou ficarmos como o Homem da Atlântida cada vez que um carro passa por cima de uma poça ao nosso lado. Não. O grande drama destes dias de chuva é que o universo se une para nos empurrar para pratos que eu abomino, como guisados, jardineiras, pezinhos de coentrada e outras especialidades que conseguem ter mais de 100 calorias por cada três gramas de peso. É como se ainda vivêssemos na idade das cavernas e precisássemos da gordura para nos aquecer. 

(Estou a ser ligeiramente insuportável com esta conversa, não estou? Eu avisei...)

Mas neste fim-de-semana, dedicado ao nosso grande amigo Joaquim, eu arranjei uma solução para ultrapassar esta minha depressão pluviosa. Fui procurar um prato saudável e indicado para dias de chuva. A solução vem da Suécia e a magnífica receita é do não menos magnífico site Saveur.

recipe_gravlax_408x703.jpg

 

Ingredientes

Para 8 a 10 pessoas

  • 2/3 de chávena de flor de sal
  • 1/3 de chávena de açúcar
  • 2 colheres de sopa de pimenta branca moída no momento
  • 900 gramas de lombo de salmão com pele e sem espinhas
  • 1/2 chávena de endro picado
  • 3 colheres de sopa de vodka
  • 1 limão cortado às fatias fininhas para decorar

 

Porquê comprar salmão fumado no supermercado quando pode fazer salmão fresco curado em casa? Esta é a pergunta que se impõe. Que se exige. Que se demanda. Depois de ter descoberto esta receita facílima, acabou o salmão fumado cá em casa. Tenho dito.

Misture a flor de sal, o açúcar e a pimenta numa taça. Coloque o lombo de salmão por cima de duas folhas de película aderente, com a pele para baixo. Espalhe bem a mistura na parte de cima do lombo. Depois salpique o endro e a vodka. Embrulhe o salmão na película aderente de forma a ficar bem apertado e coloque-o no frigorífico, sobre um prato, com a pele para cima. A cada 12 horas, vire o lombo e esfregue um bocadinho a película aderente com a mão, para espalhar melhor a mistura. Deixe assim durante dois ou três dias, até o salmão ficar curado e mais duro ao toque.

No fim, só precisa de o desembrulhar e retirar o excesso de sal e açúcar por cima. Corte-o em fatias fininhas transversais com a pele para baixo. E sirva-o acompanhado de pão preto com manteiga sem sal. É ou não melhor do que uma jardineira de vaca?

 

Um bom dia de chuva para si onde quer que o salmão esteja,

Ele

 

receita e foto: saveur

 

3 comentários

Comentar post