Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

uma salada quente? é isso mesmo: beterraba assada no forno com laranja, pistácios e queijo feta

Uma salada no forno? Sim, na cozinha tudo é possível! E esta receita tem tanto de original como de deliciosa. Além de me encher as medidas, é fantástica para a minha dieta, e o melhor de tudo: tem um aspeto divinal. Encontrei esta maravilha no blog Girl Versus Dough que, por sua vez se inspirou no livro “From Sheet Pan Suppers: 120 Recipes for Simple, Surprising, Hands-off Meals Straight from the Oven”, de Molly Gilbert. E estou doida para experimentar.

16277340666_276a0a6b9b_c.jpg

 

Ingredientes 

Para 2 pessoas se for prato principal, para 4 se for como acompanhamento

  • 1,3 kg de beterrabas, descascadas e cortadas em pedaços
  • 1/4 de chávena de azeite + um fio para temperar
  • 1/4 de chávena de sumo de laranja natural (1 laranja pequena)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 chalota média, cortada às fatias fininhas
  • 4 laranjas, descascadas e sem caroços, cortadas em meias-luas
  • 1/4 de chávena de pistácios descascados
  • 1 chávena de queijo feta esmagado
  • 1/4 de chávena de cebolinho picado
  • Pimenta preta

 

Aqueça o forno a 220º C. Numa taça grande, misture os cubos de beterraba com o azeite, o sumo de laranja e o sal. Coloque a mistura num tabuleiro de ir ao forno e espalhe numa camada homogénea. Deixe assar durante 30 minutos, agitando e rodando o tabuleiro, até as beterrabas ficarem macias e começarem a caramelizar. Espalhe as chalotas por cima das beterrabas e volte a pôr o tabuleiro no forno. Deixe assar por mais 15 minutos até as chalotas ficarem douradas. Transfira o conteúdo do tabuleiro para uma taça grande, e enquanto está quente, junte as laranjas, os pistácios, o queijo feta e o cebolinho, e misture bem. Tempere com azeite e pimenta preta.

Sirva quente, à temperatura ambiente ou fresco, como preferir. Esta salada aguenta quatro dias no frigorífico, num recipiente bem fechado. Eu vou comer quente. Gosto de experimentar coisas novas e diferentes. E uma salada quente é, no mínimo, original.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: girlversusdough

 

1 comentário

Comentar post