Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

vai uma mini-sanduíche de sushi para fazer esquecer a desgraça do sushi fest?

Depois da hecatombe que foi o primeiro dia do Sushi Fest, tínhamos de demonstrar publicamente a nossa solidariedade para com as vítimas do desastre. E como é que nós nos solidarizamos? Com uma receita fácil de sushi para fazer em casa. Vamos lá admitir: o mais difícil é o momento de enrolar, não é? Quando vemos os japoneses a enrolarem as algas como se estivessem a passar o rolo da massa... e quando percebemos que não somos japoneses – definitivamente. 

Pois bem, acabou o drama. Agora deixou de ser preciso enrolar o sushi graças a esta fantástica receita de mini-sanduíches de sushi do blog Not Quite Nigella.

 

Ingredientes

  • 1,5 chávenas de arroz para sushi
  • 1/4 de chávena de mirin
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 folhas de algas nori
  • 1 pepino
  • 3 colheres de sopa de maionese japonesa Kewpie
  • 100 gramas de lombo de salmão fresco cortado fininho (a receita original é com salmão fumado, mas...)
  • 1/4 de abacate grande
  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo tostadas
  • Wasabi
  • Molho de soja
  • Gengibre em pickle

__sushi-bites-6.jpg

 

Passe o arroz por água quatro ou cinco vezes até a água sair totalmente transparente. Coza o arroz, seguindo as instruções do pacote e deixe arrefecer. Enquanto isso, aqueça o molho mirin com o açúcar e o sal, mexendo bem até dissolver. Assim que o arroz estiver arrefecido, à prova de escaldadela, envolva-o no mirin, mexendo bem com as mãos. Coloque uma folha de alga por cima de película aderente numa forma quadrada com 20 cm (onde caiba a alga à justa para ajudar a moldar). Espalhe metade do arroz por cima da alga, bem achatado com uma espátula, e coloque por cima o pepino cortado muito fininho ao comprido. E está feita a primeira camada da sanduíche.

Ponha a segunda folha de alga por cima, a segunda metade do arroz bem achatado e espalhe uma camada de wasabi ao seu gosto. Atenção ao picante. Eu adoro wasabi, mas é melhor ir com cuidado. Chegou agora a vez da maionese. Se não conseguir encontrar maionese japonesa, pode encomendar pela Amazon ou então trocar por uma maionese caseira. Mas a japonesa é muitíssimo suave e cremosa, por isso é difícil de igualar. Espalhe-a por cima do wasabi e ponha no topo o salmão cortado muito fininho, como se fosse carpaccio.

Retire tudo da forma com cuidado, corte em quadrados com uma faca bem afiada e termine colocando por cima o abacate em fatias fininhas, as sementes de sésamo e um pouco de gengibre (se gostar, Ela, por exemplo, é uma ferverosa militante anti-gengibre).

Antes de se sentar à mesa, ponha a Ana Moura a tocar nas colunas e faça o seu próprio festival!

 

Um óptimo sushi para si onde quer que o festival esteja,

Ele

 

receita e foto: not quite nigella

 

1 comentário

Comentar post