vamos adocicar este dia: affogato de gelado de baunilha com cristais de caramelo e lascas de amêndoa

    Captura de ecrã 2015-04-18, às 18.48.56.png

    O Jamie Oliver está para mim como o professor Mamadu está para os espíritos que vivem na quinta dimensão. Sempre que tenho problemas, sempre que tenho dúvidas existenciais, sempre que quero adivinhar o meu futuro (por exemplo, o que vou cozinhar amanhã) é ao Jamie Oliver que recorro. Ele é o meu grande medium vidente. E foi ele que ontem me iluminou o caminho. Telepaticamente, senti a sua mensagem:

    – Eeeeele Mistéeeeerio, tens de fazer esta divinal receita para o teu brunch de domingo.

    Perante uma vibração tão profunda, não pude evitar: corri para a cozinha e atirei-me de cabeça para baixo desse comboio de calorias que são duas bolas de gelado de baunilha mergulhadas num café expresso duplo e com uns pozinhos de chocolate, caramelo e amêndoas.

     

    feature-header1.jpg

    Ingredientes

    Para o affogato

    • 2 bolas de gelado de baunilha
    • 1 expresso duplo
    • Amêndoas torradas sem sal
    • Chocolate preto laminado
    • 1 bolacha esmagada

    Para os cristais de caramelo

    • 200 g de açúcar
    • 1 colher de sopa de água
    • 40 amêndoas torradas

     

    Comece por tratar dos cristais de caramelo. Coloque o açúcar numa frigideira anti-aderente, em lume médio, juntamente com uma colher de água. Vá agitando a frigideira enquanto a água evapora e o açúcar carameliza. Ao fim de cinco a dez minutos, começa a ficar castanho. É nesse momento que junta as amêndoas, volta a agitar a frigideira e depois despeja tudo em cima de uma folha de papel vegetal untada com umas pinceladas de óleo. Deixe arrefecer durante cerca de meia hora, até ficar rijo como um cristal. É fácil, não é?

    Se mesmo depois desta brilhante explicação tiver dúvidas, chamamos aqui o espírito calvo do Jamie Oliver para tirar as dúvidas.

     

     

    Esclarecido? Esclarecida? Óptimo. Pode então colocar as duas bolas de gelado num copo. Partir as amêndoas (quando estão torradas é fácil parti-las) e deitá-las por cima juntamente com o chocolate laminado. Se gostar, também pode esmagar uma bolacha que fica supimpa. Agora é só quebrar o cristal de caramelo como se estivesse a desfazer o serviço de copos da sua avó e espetar alguns pedaços no gelado. Finalmente, tire um café expresso duplo e despeje lá para dentro. O contraste do amargo e quente do café com o frio e doce do gelado é uma combinação divinal. Mais dúvidas? Entra em campo o espírito barbudo do Jamie Oliver para esclarecer.

     

     

    Umas boas últimas horas de fim-de-semana para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e fotos: jamie oliver

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *