Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

vídeo: como fazer a mousse de chocolate mais fácil e rápida de todas só com 2 ingredientes

DSC083402.jpg

Não comece já a olhar para mim com esse ar de Santana Lopes raivoso. Eu sei que o mundo está de dieta, mas também sei que Dia de Reis é dia de festa. E dia de festa é dia de doce. E dia de doce é dia de receita. Com vídeo, de preferência.

Pense assim: em Espanha, as famílias estão todas à volta da árvore de Natal a trocar presentes, por isso nós podemos estar todos à volta da mesa a trocar colheradas de mousse de chocolate. Não podemos? Peço desculpa, não ouvi a sua resposta por isso vou continuar.

Esta receita não leva açúcares, natas nem outras tentações do quinto dos infernos. É só chocolate e ovos. Nada mais. O resultado é uma mousse leve, cremosa, quase espuma e a saber bem a chocolate. Tudo isto em poucos minutos de cozinha. E para aprender a fazer em poucos segundos de vídeo.

 

  

Ingredientes

  • 200 gramas de chocolate semi-amargo
  • 4 ovos grandes à temperatura ambiente

 

O segredo para uma boa mousse está numa boa tablete. Por isso não poupe no chocolate. Compre, por exemplo, na Feitoria do Cacao, em Aveiro (nós estivemos lá antes do Natal e tem chocolates fabulosos feitos de forma artesanal na própria loja), e parta-o com uma faca.

Misture o chocolate com duas colheres de sopa de água numa taça e derreta-o, em banho-maria, enquanto mexe. Se estiver com pressa, também o pode derreter no microondas. 

Assim que estiver derretido, deixe-o arrefecer. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Com o chocolate morno, misture-lhe as gemas com uma colher e depois envolva tudo com as claras em castelo, adicionando-as, um terço de cada vez, enquanto mexe devagar.

DSC083432.jpg

Quando já não restarem pontos brancos das claras, a sua mousse está pronta. Leve-a uma hora ao frigorífico se gostar dela mais firme. Como eu a prefiro muito cremosa, sirvo-a logo com umas nozes picadas por cima e uns quadradinhos de chocolate partidos. Vai ver como lhe sabe bem trincar os pedaços inteiros de chocolate no meio da mousse cremosa. 

 

Um óptimo Dia de Reis para si onde quer que a mousse esteja,

Ele

 

vídeo e foto: casal mistério