Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

vídeo: levámos 5 miúdos a almoçar num restaurante michelin para celebrar o dia da criança

IMG_6231.jpg

Qual a melhor maneira de celebrar o Dia da Criança se não for sentado à mesa com uma magnífica refeição à frente? O problema é que aquilo que é magnífico para um inspector do Guia Michelin pode não ser tão magnífico assim para uma criança de seis anos. E, por isso, decidimos lançar o desafio ao chef Joachim Koerper, detentor de uma honrosa estrela Michelin no restaurante Eleven, em Lisboa, e outra acabadinha de ganhar no Eleven Rio, no Rio de Janeiro: será possível conquistar cinco crianças dos 5 aos 8 anos com amuse bouches, peixes marinados e pratos de autor?

 

 

Os críticos implacáveis foram a Bárbara, a Matilde e o Manuel, de 5 anos, o Tomás (já conhecido do blog Mini-Mi), de 6, e a Patrícia, de 8. Foram eles que almoçaram uma refeição gourmet com cinco momentos, preparada especialmente pelo chef alemão e que começou com um amuse bouche de salmão marinado em teriyaki e beterraba. Seguiu-se uma salada de camarão com hortinha de legumes e diferentes purés. E, antes dos doces, uma borboleta dourada de pescada com batata ponte nova.

IMG_6244.jpg

Nesta fase do almoço, os mini-críticos convidados pelo Casal Mistério já só pensavam na sobremesa, que se dividiu em mais dois momentos: primeiro, um magnum de baunilha e chocolate com algodão doce e Nutella; e depois um carrinho com macarons, gomas de fruta, cupcakes e lollipops.

IMG_6271.jpg

Foram várias horas de almoço, muitos empregados a servir à mesa e um chef sempre atento aos seus convidados especiais. Até as toalhas de mesa foram várias vezes passadas a ferro, porque num restaurante Michelin não se pode ver um único vinco à frente.

Do lado dos mini-clientes também houve inúmeros preparativos. Como o momento era especial, a roupa teve de ser escolhida com todo o cuidado. E, nessa área, tivemos a fantástica ajuda da Zippy que vestiu os cinco novos críticos mistério impecavelmente para a ocasião. O Tomás, por exemplo, até blazer levou e o Manuel optou por uma camisa branca a rigor. 

IMG_6222.jpg

Na cozinha do Eleven, o chef preparou os pratos gourmet com uma apresentação especial para este público pouco habitual no restaurante. O peixe, por exemplo, foi apresentado em forma de borboleta para conquistar os miúdos e todos os pratos tinham de ser colocados em cima da mesa numa posição específica previamente decidida por Joachim Koerper. Para não haver enganos, o chef assina cada prato que prepara na cozinha com uma marca feita com tomate e endro. Quando vão para a mesa, os empregados de sala sabem que têm de colocar o prato com essa assinatura no canto inferior direito – é assim que os clientes devem olhar para a comida, mesmo que só tenham 5 anos.

IMG_6265.jpg

O Eleven não é propriamente um restaurante para crianças (apesar de ter criado o Momento da Família ao almoço de sábado), mas o chef adorou este nosso desafio, que foi inspirado numa ideia semelhante feito pelo jornal americano New York Times, em 2014 (e que pode ver aqui). Desde o primeiro contacto que fizemos que Joachim Koerper aceitou logo, mesmo sem fazer qualquer ideia de quem nós somos. Não fez qualquer exigência prévia e recebeu os seus convidados num dia normal, com o restaurante aberto ao público e a cozinha a trabalhar a todo o gás. Mas fez questão de tratar os mini-clientes de forma especial. Além do gelado com algodão doce, ainda preparou uns saquinhos com doces para eles levarem para casa no fim da refeição.

IMG_6228.jpg

Em troca, recebeu de presente vários desenhos feitos pelos miúdos de propósito para si e um enorme elogio – especialmente ao algodão doce, claro.

IMG_6280.jpg

 Agora é ver o vídeo e tomar nota das opiniões das crianças. Mais espontâneas do que elas, é impossível!

 

Um óptimo Dia da Criança para todos os miúdos, onde quer que eles estejam,

Casal Mistério

 

Nota: Sabe onde é que encontra a roupa a rigor dos miúdos? Na Zippy! As cinco crianças foram muitíssimo bem vestidas pela marca. Visite a loja online aqui.

 

1 comentário

Comentar post