Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

vídeo: turistas estrangeiros recitam poema de fernando pessoa para celebrar o dia de portugal

 

Captura de ecrã 2017-06-08, às 17.24.57.jpg

Já alguma vez viu duas chinesas a recitarem um poema de Fernando Pessoa? Ou um alemão a tentar soletrar a palavra "choraram"? Ou uma russa a fazer rimas? 

Para celebrar o Dia de Portugal, este ano, resolvemos ir para a rua e convidar os turistas estrangeiros a fazerem a homenagem ao nosso país. E que melhor homenagem existe do que um dos poemas mais portugueses de todos? Quem é que não se lembra do início do Mar Português, de Fernando Pessoa?

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

O poema foi recitado em Lisboa, Coimbra, Porto e Algarve por turistas chineses, alemães, russos, cubanos, belgas, franceses, italianos e espanhóis. O resultado é uma mistura macarrónica de sotaques que resultou num vídeo imperdível para ver aqui em baixo.

 

Turistas estrangeiros recitam poema de Fernando Pessoa para o ...

Já alguma vez viu duas chinesas a recitarem um poema de Fernando Pessoa? Ou um alemão a tentar soletrar a palavra "choraram"? Ou uma russa a fazer rimas? Para celebrar o Dia de Portugal, desafiámos 12 turistas estrangeiros a lerem o mais famosos poema de Fernando Pessoa. Em português, claro. Um vídeo para ver e partilhar. Saiba mais aqui: https://goo.gl/liOOXG #diadeportugal #10dejunho #video #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Sexta-feira, 9 de Junho de 2017

 

As mais difíceis de convencer foram as amigas Yan e Ding, ambas chinesas. Antes de aceitarem participar nesta homenagem a Portugal, fizeram várias perguntas e foram as únicas que pediram a tradução completa do poema para garantirem que não estavam a declarar nada eventualmente perigoso à frente de uma câmara de filmar. Já a espanhola Marta disse logo que sim, e como o marido se mostrou envergonhado, agarrou no cunhado para lhe fazer companhia.

Captura de ecrã 2017-06-08, às 17.30.02.jpg

E até encontrámos especialistas em iniciativas deste género. Andrea e Jasper são de Berlim e gostam tanto de Portugal que não é a primeira vez que cá vêm. Aliás, também não é a primeira vez que gravam vídeos sobre o país. Na primeira visita que fizeram a Portugal, já tinham sido convidados para participarem numas gravações. Aceitaram na altura e voltaram a aceitar agora.

Captura de ecrã 2017-06-08, às 17.28.36.jpg

O mais difícil ao longo dos cinco dias de gravações foram as imagens aéreas captadas com um drone. Assim que se ligava o drone, apareciam grupos de pessoas que cercavam os dois jornalistas que colaboraram com este vosso Casal Mistério nesta iniciativa. Em Lisboa, a multidão à volta do drone foi tão grande que o aparelho quase se descontrolou.

Captura de ecrã 2017-06-08, às 17.27.35.jpg

Mas o melhor é ver mesmo o vídeo e partilhar Portugal com os seus amigos. E nem adianta perguntar se tudo isto valeu a pena...

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem de passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

 

Veja ainda estes vídeos:

 

Um óptimo Dia de Portugal para si onde quer que esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: indy vídeo share para casal mistério

2 comentários

Comentar post