Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

vieiras com molho de pesto e microgreens, o meu jantar chiquérrimo e super light!

Drama. Pânico. Hoje tenho um jantar cá em casa e... estou de dieta. Para variar. Que neura. Raios partam a minha eterna dieta! Pronto. Já desabafei. O que é que eu vou servir a uns convidados com os quais até faço alguma cerimónia e que não têm a menor culpa da minha maldita dieta? Um prato chiquérrimo e light, pois claro. Procurei, pesquisei, procurei e pesquisei outra vez... e encontrei a solução para o meu problema. Esta fantástica receita, do blog love and olive oil, de vieiras com molho de pesto e microgreens. Além de ser rápida (demora cerca de 20 minutos) e facílima de se fazer, um prato com vieiras impressiona qualquer gourmet. Ah e tal, mas vão todos morrer de fome. Claro que não: além de um bom acompanhamento, sirvo antes uma sopa de beterraba, por exemplo. E para sobremesa tenho duas opções: ou esta saudável barra de chocolate picante ou esta maravilhosa gelatina de gin tónico com lima, também inacreditavelmente light. 

Para as vieiras, vou precisar de manjericão fresco, salsa, alho, sal, sumo de limão, azeite aromatizado, as vieiras, claro, sal e pimenta, e microgreens para decorar. Se quiser saber as doses certas para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

seared-scallops-pistou2.jpg

 

Ferva água num tacho grande. Junte o manjericão e a salsa e deixe escaldar durante 30 segundos ou até as folhas ficarem verdes brilhantes. Escorra rapidamente e mergulhe as ervas aromáticas numa taça com água fria para interromper o processo de cozedura. Depois de arrefecer, volte a escorrer, tentando retirar o máximo de água possível. Coloque as folhas escaldadas no liquidificador com o alho, o sal e o sumo de limão e misture. Depois, com o liquidificador numa velocidade mais lenta, vá juntando azeite até ficar com uma consistência macia. Entretanto, aqueça um fio de azeite numa frigideira anti-aderente em lume médio-alto. Seque bem as vieiras, tempere-as com sal e pimenta e coloque-as na frigideira de forma a que não toquem umas nas outras. Deixe cozinhar durante 2 minutos até o fundo ficar dourado, depois vire as vieiras cuidadosamente com a ajuda de uma pinça e deixe mais 2 minutos do outro lado. Não deixe tempo demais! Distribua o pesto pelos pratos, ponha as vieiras por cima e decore com microgreens.

É ou não é um prato chiquérrimo? E além disso, deve ter umas 10 calorias... Para aí...

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: love and olive oil 

1 comentário

Comentar post