vieiras com molho de queijo feta, um jantar digno de um restaurante de luxo para fazer em menos de 30 minutos

    Hoje tínhamos um jantar que cancelámos. Temos muita pena, apetecia-nos imenso porque era com uns amigos que não vemos há algum tempo, mas é a vida. Agora, é lar doce lar. Os nossos queridos Filhos Mistério têm tido um comportamento exemplar. Ainda hoje ouvi uma conversa de um deles, adolescente, ao telefone, a recusar um convite para jantar com dois ou três amigos. Nem tentou pedir-nos para abrirmos uma exceção. Que orgulho. Por isso, só podemos recompensá-los com boas receitas para lhes alegrar o estômago. E como eles são ainda mais gourmet do que os progenitores, hoje vamos fingir que vamos a um restaurante de luxo e jantar em casa estas incríveis vieiras com molho de manteiga de alho e queijo feta que descobri no blog Half Baked Harvest.

    Só precisamos de ter em casa vieiras, azeite extra virgem, sal e pimenta preta, manteiga com sal, raspas e sumo de um limão, alho picado, piripíri, salsa, orégãos e manjericão picados, cebola picada, azeitonas verdes picadas, vinagre de vinho tinto, queijo feta cortado em pedaços, e tostas para servir.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Herbed-Garlic-Butter-Scallops-with-Lemony-Feta-Dre

     

    Limpe as vieiras e tempere-as com sal e pimenta.

    Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa frigideira grande em lume médio. Quando o azeite começar a ferver, junte as vieiras e sele de ambos os lados até ficarem acastanhadas, durante cerca de 2 a 3 minutos.

    Acrescente a manteiga, as raspas de limão, o alho e o piripíri. Deixe cozinhar até o alho começar a libertar os aromas e as vieiras ficarem opacas, durante 3 a 4 minutos. Retire do lume.  

    Entretanto, faça o molho: misture numa taça o resto do azeite, a salsa, os orégãos, o manjericão, a cebola, as azeitonas, o vinagre e o sumo de limão. Junte o queijo feta e mexa bem.

    Transfira as vieiras para uma travessa e despeje por cima o molho de queijo feta. Tempere com flor de sal e sirva com tostas.

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *