10 alimentos que não pode guardar no frigorífico – nunca, jamais, em tempo algum!

    food-lunch-meal-tomatoes-large.jpg

    Nós cá em casa temos um problema delicado. Ela chega do supermercado e a primeira coisa que faz é abrir o frigorífico e despejar lá para dentro todos os sacos que comprou. Queijos? Vão para o frigorífico. Fruta? Vai para o frigorífico. Chocolate? Frigorífico. Batatas? Frigorífico. Batatas?! É verdade. Acho que só não põe o papel higiénico no frigorífico porque não cabe. 

    Há anos que a tento evangelizar em relação às vantagens de manter alguns alimentos fora do frigorífico. E foi, por isso, com uma profunda satisfação que encontrei estes dois artigos sobre o que não se deve guardar no frigorífico: um do Huffington Post e outro da Best Health Mag. Atenção, minha querida e amada Mulher Mistério: estamos a falar do que NÃO se deve guardar no frigorífico!

     

    Manjericão

    cup-leaf-spring-leaves-large.jpg

    Cá em casa o manjericão não dura mais de três ou quatro dias. E porquê? Frigorífico. Segundo o Huffington Post, o manjericão apodrece mais rapidamente por causa da humidade. Além disso, absorve os cheiros da comida à volta. Eu aqui já consegui plantar um vaso de manjericão para o manter fresco todo o ano. Mas se não fizer isso, coloque-o dentro de um copo com água, como se fosse um ramo de flores.

     

    Tomate

    food-wood-tomatoes.jpg

    Harold McGee, um dos maiores especialistas mundiais em ciência alimentar, diz que as temperaturas baixas dentro de um frigorífico quebram as membranas no interior da fruta, tornando-a farinhenta. Além disso, vai parar o processo de amadurecimento – e é isso que lhe dá o sabor. Ou seja, tomate dentro do frigorífico é igual a textura farinhenta e pouco sabor. O ideal é guardar o tomate num cesto numa zona escura e fresca.

     

    Alperces, bananas, quivís, pêssegos, ameixas e mangas

    pexels-photo-large.jpg

    Se o tomate é fruta, alperces, bananas, pêssegos e mangas também. Por isso, a regra aplica-se na mesma. Além disso, a Associação Canadiana de Frescos garante que fora do frigorífico estas frutas vão conservar melhor os nutrientes.

     

    Melão, meloa e melancia

    fruit-melon-watermelon-large.jpg

    O Departamento de Agricultura americano chegou à conclusão que as melancias perdiam alguns dos seus antioxidantes quando colocadas no frigorífico. E isso estende-se aos melões e meloas também. O melhor é guardá-los no balcão da cozinha antes de abrir. Depois de abertos, coma-os o mais rapidamente possível, porque aí terão de ir para o frigorífico.

     

    Cebolas

    food-vegetables-meal-kitchen-large.jpg

    Sim, cá em casa já fui encontrar uma gaveta do frigorífico cheia de cebolas. Eu sei que é estranho, mas eu nunca disse que tinha uma família normal. Segundo o Huffington Post, a humidade do frigorífico torna as cebolas moles e provoca o aparecimento de bolor. Mantenha-as na cozinha ou na dispensa, mas sempre longe das batatas – quando são guardadas em conjunto, deterioram-se umas às outras.

     

    Batatas 

    potato.jpg

    Mais uma surpresa com que me deparei ao ver o frigorífico arrumado por Sua Excelência, a Ela Mistério: batatas no frio. Pois bem, minha querida Ela, a temperatura do frigorífico transforma o amido da batata em açúcar mais rapidamente. Ou seja, a batata vira batata doce. 

     

    Alho

    garlic-545223_960_720.jpg

    Mais uma fantástica descoberta da minha querida Mulher Mistério, mais uma desgraça apontada pelo Huffington Post. Guardar o alho no frigorífico vai fazê-lo grelar mais rapidamente e deixá-lo com uma textura parecida com borracha.

     

    Café

    pexels-photo-large (1).jpg

    Cá em casa não é costume, porque somos total e absolutamente viciados em Nespresso, mas já vi o saco de café em pó ou em grão guardado em muitos frigoríficos por esse país fora. Segundo o Huffington Post, isso vai fazer o café perder o seu sabor e adquirir alguns dos odores do frigorífico.

     

    Mel

    spoon-honey-jar-large.jpg

    Não precisa de frigorífico para nada. Um frasco de mel pode aguentar uma vida sem se estragar, guardado num armário, desde que esteja bem fechado. Pelo contrário, no frigorífico o mel pode cristalizar.

     

    Pão

    bread-breakfast-knife-large.jpg

    Se colocar o pão no frigorífico, vai secar o pão rapidamente. Muito diferente é o congelador. Aí pode guardar o pão sem problemas, desde que o embrulhe bem para manter a humidade. Se for por menos de quatro dias, mantenha o pão numa caixa, em cima do balcão da cozinha.

     

    Bons hábitos frigoríficos para si, onde quer que a minha querida Mulher Mistério esteja,

    Ele

     

    fotos: pexelspixabay

    11 thoughts on “10 alimentos que não pode guardar no frigorífico – nunca, jamais, em tempo algum!

    1. Alguns conhecia… Outros não. Dá sempre jeito! O meu namorado também tem a mania de colocar tudo no frigorífico! Fico possessa! Fruta então, há 2 gavetas cheias… Quando o apanho distraído lá arranjo forma de colocar as coisas cá fora. O tomate odeio guardar no frigorífico. Apodrece mais facilmente. As bananas nem se fala! Aliás, as bananas eu até coloco celofane à volta da união delas pois demoram mais a escurecer assim… Quando ele insiste em colocar as coisas no frigorífico??! Bem.. Coloco guardanapos de papel por baixo! Teimoooooso!

    2. Eu coloco café no frigorífico devido à sua capacidade de absorção de odores. Por isso não se admirem quando virem o meu frigorífico e virem uma taça sem tampa com um pouco de café numa das prateleiras. Aconselho a todos 🙂

    3. Aí está uma excelente dica escondida. Em vez de comprar batata doce (5x mais cara) compro batata normal e meto-a no frigorifico 🙂

    4. Olá Sr. Ele Mistério.

      Tenho uma questão a colocar acerca deste artigo, que desde já agradeço porque fazia algumas asneiras. Não ia tudo para dentro do frigorífico, mas quase 😁

      Voltando à minha questão:

      O café não deve ser colocado no frigorífico? Não duvidando da veracidade dos factos, mas há uns meses (antes de ter máquina da dolce gusto) comprei uma embalagem de café em grão (embalagem de lata) e dizia lá que após abertura deveria ser guardado no frigorífico… Será que é só alguns tipos de cafés moídos que não devem ficar no frigorífico?

      Eu não sei, estou só a perguntar.

    5. Olá Paula, de facto muitas pessoas guardam o café no frigorífico mas, segundo o Huffington Post, isso faz perder o sabor do café e pior, pode contaminá-lo com outros odores! Nós não arriscávamos! 🙂

    6. parece o meu pai. Queria guardar as bananas no frigorifico «para ficarem mais frescas». Avisei-o que iam escurecer. Assim que pensou que eu não estava a ver insistiu em colocar no frio.
      Quando foi tirar para as comer estavam negras.
      Impagável foi ver a cara dele ao ver como elas ficaram e melhor ainda foi ouvir ele dizer que eu tinha razão

    7. Faltou falar dos ovos… Os ovos também não devem ser conservados no frigorífico. A humidade aumenta a permeabilidade da casca fazendo com que se possam ser passíveis de contaminação.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *