Está sem imaginação para o jantar? Ou para o lanche? Estas duas receitas de batata doce são vegan e sem glúten e mudaram a minha vida durante este fim de semana. Ainda estou na dúvida de qual gosto mais. É como a música do Marco Paulo, só que em vez de uma ser loura e outra morena, uma é doce e outra é salgada. Esta receita dessa autêntica bíblia que é o blog Minimalist Baker é ideal para quando não está com paciência para cozinhar. Demora 30 minutos a fazer, é saudável e é demasiado fácil… até para mim!
Só preciso de uma batata doce grande ou de duas pequenas, lavadas e cortadas ao meio e óleo de coco. Para a versão doce, preciso de Nutella vegan ou manteiga de amêndoa, meia banana cortada às rodelas, mirtilos, morangos e framboesas, uma pitada de canela em pó, sal e coco ralado. Para a versão salgada, só preciso de um abacate cortado às fatias, levedura nutricional, uma pitada de sal, sementes de cânhamo e piripíri.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 1 a 2 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Espalhe um pouco do óleo de coco pelas batatas doces e coloque-as viradas ao contrário no tabuleiro.
Leve ao forno durante 25 a 30 minutos ou até ficarem macias. O tempo no forno vai depender do tamanho das batatas doces. Depois de as retirar do forno, vire-as para cima e coloque-as numa travessa.
Se for fazer a versão doce, ponha por cima a Nutella vegan ou a manteiga de amêndoa, a banana, os frutos vermelhos, a canela, uma pitada de sal e um pouco de coco ralado.
Para a receita salgada, ponha por cima da batata doce o abacate, a levedura nutricional, uma pitada de sal, sementes de cânhamo e piripíri.
Mais fácil é díficil, não é? E pode fazer a qualquer altura do dia: ao pequeno-almoço, ao almoço ou ao jantar! O que me diz? Prefere a doce ou a salgada?
Um ótimo fim de semana,
Ela
receita e foto: minimalist baker