Há duas alturas do ano que me deixam profundamente comovido: o Natal e a época dos morangos. E hoje, ao verter uma discreta lágrima de manhã, percebi uma coisa: não estamos no Natal. Estamos na época dos morangos. Foi ao ver uns fantásticos morangos na praça que decidi que este fim-de-semana vai haver morangada em casa da Família Mistério. E quando digo morangada, digo uma deliciosa sobremesa feita com alguns dos mais doces e invejáveis morangos que já comi.
É claro que esta minha divagação durou uns exactos 19 minutos. Foi o tempo que demorei da praça até casa, período durante o qual troquei a fantasia pela dura realidade: a minha querida Mulher Mistério e a sua sempre presente dieta de Verão.
Mas tenho mais boas notícias: durante as duras negociações, a minha prezada Mulher Mistério cedeu e aceitou que se fizessem duas receitas – uma mais calórica para a ala desportista da família (um fantástico cheesecake de morangos com base de bolacha Oreo) e outra mais light para a ala sedentária (um fabuloso gelado de morango e iogurte grego apenas com quatro ingredientes).
Cheesecake de Morango com Base de Bolacha Oreo
A genial receita é do fabuloso blog Barbara Bakes. Misture numa taça bolachas Oreo (sem o recheio) bem picadas com manteiga derretida e duas colheres de sopa de açúcar. Forre com esta mistura a parte de baixo de uma forma com o fundo removível. Noutra taça, bata na velocidade mínima queijo creme, açúcar, farinha e sal até ficar com um creme suave. Depois junte quatro ovos e mais duas gemas, um a um, enquanto continua a bater. Acrescente extracto de baunilha e natas e bata mais um pouco. Despeje tudo na forma e coloque-a, com o fundo e os lados cobertos por papel de alumínio, dentro de uma panela maior com água a ferver até metade da altura da forma. Leve ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante 70 a 80 minutos, até ficar com o cheesecake firme e ligeiramente dourado no topo.
Retire do forno, deixe arrefecer à temperatura ambiente e depois ponha no frigorífico, tapado com película aderente, durante, pelo menos, três horas. Sirva com uma camada de morangos frescos por cima e com um molho de morangos frescos feito com água e um pouco de açúcar. Veja aqui a receita completa e as quantidades certas de cada ingrediente.
Gelado de Iogurte e Morango Sem Açúcar Para Fazer em 5 Minutos
Para a minha querida Mulher Mistério, descobri este fantástico gelado do óptimo blog Just a Taste. Além de ser a coisa mais fácil de fazer, só leva quatro ingredientes e nenhum deles é açúcar. Tudo o que vai precisar é de morangos, geleia de agave, iogurte grego e sumo de limão espremido no momento. Congele primeiro os morangos inteiros, depois bata-os num liquidificador ou na Bimby com o iogurte grego, a geleia de agave e o sumo de limão até ficar com um gelado cremoso. Pode servir logo ou guardar no congelador. Confirme aqui a receita completa e as quantidades de cada ingrediente.
Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que os morangos estejam,
Ele
fotos: barbara bakes; just a taste
Olá a ambos! Tenho uma dúvida, que queijo creme utilizaram para fazer o cheesecake? Mascarpone, Philadelphia ou outro?
Obrigada!!
Olá, Rafaela
Eu gosto mais de mascarpone, especialmente por causa da textura. Mas também pode usar Philadelphia sem problema.
Esperamos que goste 😉
Obrigado,
Ele
Querido Ele,
Mais uma receita para a sua querida (e sortuda 😉 Ela, mas aqui vai uma pequena sugestão: usar mel ou açúcar de coco em vez da geleia de agave (demasiado processada e afinal cheia de fructose e sem reais benefícios em termos alimentares).
E, para os que evitam os lacticínios, eventualmente substituir o iogurte por 1 clara de ovo: fica super light e delicioso também 😉
Um beijinho e parabéns mais uma vez pela inspiração que são os dois!!!!
Ola boa tarde. Qual é quantidade do queijo creme ??
Obrigado