Quem nunca comeu um ovo cozido na praia que atire a primeira pedra! Au! Essa doeu!
São de facto muito práticos e uma injeção de proteína que cabe em qualquer orçamento. Claro que também podem ser desenxabidos, por isso, levo sempre uma caixinha com sal grosso, que ponho por cima do ovo sob o olhar reprovador do meu querido Marido Mistério, porque “faz subir a tensão arterial!” (emoji a revirar os olhos, claramente o meu preferido!) Quero lá saber. Tudo faz mal, irra! Mas como hoje é sábado e noventa por cento da população portuguesa está de férias e os outros dez por cento vão para a praia, aqui estou eu com esta sugestão de 3 receitas deliciosas com ovos cozidos para levar para a praia.
Salada de Macarrão, Queijo, Fiambre, Bacon e Ovo Cozido
A receita é do blog Culinary Hill e é muito fácil. Comece por cozer a massa e escorra.
Entretanto, numa taça pequena, faça o molho, misturando maionese, açúcar, vinagre e tempere com sal e pimenta. Coloque a massa numa saladeira e junte o queijo, o fiambre, o bacon, os ovos cozidos, aipo, brócolos, um pimento e cebolinho, tudo cortado aos bocadinhos. Mexa bem e acrescente o molho. Misture tudo, ponha num tupperware e boa praia! Procure todos os detalhes da receita aqui.
Sanduíche de Ovo Cozido com Maionese
Esta sanduíche do blog A Beautiful Plate é uma tentação mas podemos usar pão integral para não nos desgraçarmos completamente. Comece por fazer a maionese, com a gema de ovo, a mostarda Dijon, óleo, sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Se não tiver paciência compre uma embalagem no supermercado.
Entretanto coza os ovos durante 10 minutos no máximo (eu prefiro menos um minuto para a gema ficar mal passada). Depois transfira os ovos cozidos para uma taça com água gelada para os arrefecer. A seguir descasque os ovos e corte-os ao meio.
Coloque metade da maionese numa taça e, com a ajuda de um garfo, esmague os ovos e misture com a restante maionese. Junte uma colher de sopa de cebolinho e tempere com sal e pimenta.
Agora faça as sanduíches: pegue em duas fatias de pão integral, comece por pôr umas folhas verdes em cada uma e depois barre por cima a mistura da maionese com os ovos cozidos. Ponha mais um pouco de verdes e tape a sanduíche. Espalhe por cima um pouco mais de cebolinho picado. Embrulhe em papel de alumínio se conseguir esperar até chegar à praia para dar uma trinca nesta maravilha! Espreite aqui todos os passos desta receita.
Sanduíche de Pão Pita com Beringela e Ovo Cozido
Ora aqui está uma excelente opção vegetariana, esta do blog Food 52. Comece por assar a beringela, cortando-a em fatias fininhas. Tempere-as com azeite, sal e pimenta e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve-as ao forno a 220º C até ficarem macias durante 20 a 25 minutos.
Entretanto, faça o recheio da salada, misturando numa taça tomate cherry cortado em quartos, pepino, jalapeño, alho, salsa, sumo de limão, cominhos, iogurte, um fio de azeite e tempere com sal e pimenta. Guarde a mistura no frigorífico e tempere os ovos cozidos cortados em fatias também com sal e pimenta.
Agora é só fazer as sanduíches: aqueça o pão pita, corte-o ao meio, ponha um pouco de húmus, depois umas fatias de beringela, a seguir o recheio da salada de tomate e pepino, fatias de ovo cozido e um pouco mais de sal e pimenta, que nunca é demais! Todos os detalhes da receita original estão aqui.
Agora é só escolher!
Leia ainda:
- 10 sugestões fáceis e surpreendentes para levar para a praia
- 18 ideias de sanduíches deliciosas para levar para a praia
- 5 sugestões para um almoço saudável e fácil para a praia
Boa praia e boas férias,
Ela
fotos: culinary hill; a beautiful plate; food 52
A primeira sugestão tem um ótimo aspeto, vou colocar em prática cá em casa, obrigada pela partilha!