Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

3 dicas para amadurecer rapidamente um tomate verde

É provavelmente o alimento mais comido cá em casa no Verão. Comemos em saladas, em wraps, em sanduíches, em massas, com abacate ou simplesmente em cima de uma torrada, de manhã, com azeite, orégãos e flor de sal. O tomate está para o nosso Verão assim como o Bruno de Carvalho está para o Sporting: aparece todos os dias, a toda a hora, em qualquer lugar.

O problema é que, de vez em quando, o tomate aparece verde. E isso não tem nada a ver com o Sporting, tem a ver com o facto de não estar suficientemente maduro. Perante esta hectombe gastronómica, há duas saídas: corre para outro supermercado à procura de um tomate maduro ou segue uma destas três dicas para transformar um tomate duro e desenxabido num fruto saboroso e irresistível. Rapidamente e sem hesitações.

tomatoes-2500835_960_720.jpg

 

1. Feche-o num saco de papel

Já reparou que cada vez que guarda o tomate ao lado da alface esta fica murcha mais rapidamente? A culpa é do gás etileno, que o tomate liberta e que acelera o processo de amadurecimento dos frescos. Ora bem, se colocar os tomates verdes fechados, num saco de papel, o gás etileno ficará concentrado ali dentro e ajudará a amadurecê-los mais rapidamente. O saco de papel vai permitir que a fruta respire, evitando que esta ganhe bolor, e impedir que a luz entre, potenciando a eficácia do etileno. Se não tiver sacos de papel, embrulhe o tomate em papel de jornal e coloque-o dentro de numa caixa de cartão fechada. Em alternativa, também o pode fechá-lo num saco de plástico com uns furinhos pequenos para evitar a concentração de humidade. Depois, é colocá-lo num local escuro.

 

2. Junte com uma banana bem madura

As bananas maduras ficam com aquelas manchas pretas na casca exactamente por causa da elevada concentração de gás etileno. Se quiser amadurecer um tomate verde em 24 horas, siga todas as indicações do passo anterior, mas coloque também uma banana bem madura dentro do saco. Vai ver como resulta.

 

3. Coloque-o ao sol

Não tem sacos de papel, nem caixas de cartão, nem bananas, nem nada? Não desespere. Coloque o tomate verde no parapeito de uma janela que esteja virada para o sol e espere que este amadureça. Pouse-o com o talo virado para baixa de forma a evitar as manchas pisadas. Demora uns dois ou três dias a amadurecer, mas vai ficar com um tomate delicioso e bonitinho.

 

Uma óptima salada para si onde quer que o tomate esteja,

Ele

 

foto: pixabay