O Natal está a aproximar-se à mesma velocidade a que eu espirro. Esta humidade, juntamente com o nevoeiro, está a deixar o meu nariz como a Fontana di Trevi. Mas voltando ao Natal: Consoada da minha querida Mulher Mistério sem puré de batata é como o Pai Natal sem barbas. E por isso tenho de lhe preparar o melhor puré de batata de sempre. Estas são as 3 dicas essenciais para fazer o puré de batata mais cremoso que já viu. Todas elas testadas e aprovadas pelo fabuloso site de culinária The Kitchn.
1. Escolha as batatas ideais
Ao contrário de nós, os americanos têm uma variedade de batatas que parece a Corrida de São Silvestre: não faltam candidatas. O The Kitchn recomenda as batatas Yukon Gold para fazer o puré de batata mais cremoso, mas como eu nunca as consegui encontrar cá costumo usar batatas Asterix ou Monalisa.
2. Seque bem as batatas depois de cozidas
Se acha que aproveitar uns restos da água da cozedura ajuda a tornar o seu puré mais cremoso, então está profundamente enganado. As batatas absorvem água ao cozer e, se não deixar essa água evaporar, vai ficar com um puré mais empapado e aguado. E isso é tudo aquilo de que não precisa. Por isso, depois de cozer as batatas, escorra-as com a ajuda de um passador e volte a colocá-las na panela ainda quente durante cerca de cinco minutos, enquanto mexe para elas não agarrarem ao fundo. Isto fará com que todo o excesso de água evapore com o calor.
3. Junte a manteiga antes de qualquer outra gordura
O mais importante para conseguir um puré cremoso é manteiga. Mal esmaga as batatas, junte alguns cubos de manteiga à temperatura ambiente e mexa. A gordura da manteiga vai envolver o puré e fazer com que este não fique com aquela consistência maçuda tipo borracha. Só em seguida deve adicionar o leite morno ou as natas a gosto até obter a sua consistência preferida. Misture tudo e delicie-se.
Um óptimo Natal para si onde quer que esteja o puré de batata,
Ele