Hoje sinto-me o Cupido da blogosfera, a Vénus da Internet, o Adónis do mundo virtual. Espere lá, o Adónis não tem nada a ver com amor, mas eu sinto-me um Adónis na mesma. Seja como for, estou aqui de arco e flecha em punho, prontíssimo para preparar o seu Dia dos Namorados.
Não sei se já percebeu, mas faltam três semanas para essa data mítica em que todos vamos tentar fugir dos restaurantes repletos de casalinhos tète-à-tète. É altura de tomar uma decisão importante na sua vida: se vai fugir dos restaurantes, onde é que se há-de enfiar. Hipótese 1: num hotel alentejano com uma salamandra no quarto. Hipótese 2: num hotel alentejano com uma banheira no quarto. Hipótese 3: num hotel alentejano com uma janela no quarto. Uma janela no quarto?! Então os outros não têm janela?! É claro que têm, mas esta janela tem uma vista fantástica para a vinha da herdade. E quem é que recusa adormecer a olhar para o berço do vinho?
Imani Country House, Évora
Se uma lareira no quarto é romântico, então uma salamandra em frente à cama é o bilhete directo para as Noivas de Santo António. O Imani Country House é o hotel de charme do humorista e apresentador de televisão José Pedro Vasconcelos. Os quartos estão decorados com peças antigas recuperadas em feiras e antiquários, como bicicletas, rádios antigos, violinos e máquinas de costura. Mas depois têm todo o conforto de que precisa: ar condicionado, deck para ligar o seu iPod, mini-bar gourmet, etc.
A sala comum também está decorada com peças vintage e há vários recantos onde pode estar descansado sem ninguém a chateá-lo – mesmo o alpendre é agradável no Inverno se não estiver um dia muito frio.
O que fazer à volta
Se é daqueles que não consegue estar dez minutos sossegado no mesmo sítio – nem no Dia dos Namorados –, fique descansado porque o centro de Évora fica a 10 minutos de carro. E, nesse caso, pode visitar uma das cidades mais bonitas do país: as muralhas da cidade, o Templo de Diana, a Praça do Giraldo, a Universidade ou esse destino obrigatório que é o fantástico restaurante Fialho, onde pode jantar se não quiser provar as receitas do José Pedro Vasconcelos.
Para saber como se come no restaurante do Imani e todos os detalhes do hotel, clique aqui. Quartos a partir de 96 euros.
Herdade do Reguenguinho, Cercal
O Reguenguinho tem duas palafitas isoladas, a cerca de 300 metros da casa principal, que ficam suspensas em estacas e que têm toda a parte da frente em vidro, com uma vista deslumbrante para a planície alentejana. Mesmo junto à janela, fica uma magnífica banheira, onde pode tomar um banho de imersão único, como se estivesse no meio do campo. Se isto não é o local ideal para se isolar do resto do mundo e passar um fim-de-semana sem pensar em nada, então não sei o que é.
Além deste paraíso, tem a casa principal, decorada num estilo marroquino e com cores vivas que misturam tranquilidade com bom astral. Há também vários recantos espalhados pelo jardim e uma cozinha onde pode pedir uma refeição ligeira durante o dia, mas que, no entanto, não serve jantares.
O que fazer à volta
Se um passeio até à praia, no Inverno, é romântico, um petisco ao fim do dia, a ver o pôr-do-sol é muito mais. E o restaurante A Choupana, em Vila Nova de Milfontes, fica no sítio ideal para isso: mesmo em frente ao mar, tem umas grandes janelas e uma varanda deslumbrante que pode aproveitar à tarde se não estiver muito frio. Pode ainda dar um passeio até ao estuário do rio Mira ou ir até Porto Côvo, onde a Ilha do Pessegueiro é um espanto.
Para conhecer todos os detalhes do Reguenguinho, veja a nossa crítica aqui. Os quartos estão com preços a partir dos 100 euros para esta época do ano e as palafitas a partir de 150 euros.
Herdade do Vau, Beja
Fica perto do Guadiana e fica ainda mais perto de mais de 5 hectares de vinha. E isso é argumento suficiente para me fazer ir a correr até Beja. Isso e a vista magnífica para as videiras, as caminhadas pelas vinhas ou os safaris fotográficos que pode fazer na herdade. O hotel fica numa casa senhorial do século XIX totalmente recuperada, mas mantendo detalhes maravilhosos, como a lareira gigantesca na sala. Depois, há camas de dossel, banheiras tentadoras e outros pormenores que nos deixam com o queixo mais caído do que Cavaco Silva.
Há ainda programas de provas de vinhos e degustações de comida alentejana, o que está muito próximo do irresistível. E tem jantares, desde que marcados com antecedência.
O que fazer à volta
Passeios de balão chega? Para mim, chega perfeitamente. Afinal, há poucas coisas mais românticas do que ver os rios, os lagos, os montes e as planícies alentejanas do céu. Sim, aqui estamos a falar de um hotel para um fim-de-semana inesquecível. Se quiser mesmo sair da propriedade, e por falar no Presidente da República, pode sempre dar um salto ao Pulo do Lubo (juro que foi um trocadilho involuntário…), a famosa cascata do rio Guadiana celebrizada por Cavaco em 1994, ainda na sua versão primeiro-ministro.
Para conhecer melhor a Herdade do Vau, veja aqui. Preços para o Dia dos Namorados a partir de 100 euros por noite.
Agora é só escolher. E marcar, porque já não tem muito tempo.
Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o seu/sua namorado/a esteja,
Ele