3 jantares frescos e light para fazer em menos de 20 minutos

    Cada vez que vejo receitas tão fáceis e saudáveis como estas, começo a sentir-me num estado de euforia incontrolável: o meu coração palpita, as minhas mãos tremem e até a minha voz adquire aquele tom beto-entusiasmado da rapariga da gravação sobre o exame de Português. Todo eu me transformo num verdadeiro Ljubomir Stanisic da cozinha caseira.

    A grande vantagem destas receitas é que conseguem juntar uma verdadeira poupança calórica (que acalma a minha querida Mulher Mistério) a uma tresloucada rapidez na cozinha (o que me tranquiliza a mim, o eterno escravo do lar nesta temível Mansão Mistério). E, ainda por cima, são pratos frescos, o que é uma bênção para os dias de calor. Mas o melhor é pegar na colher de pau porque isto vai começar.

     

    Salada de Vieiras com Courgettes e Espargos Laminados

    13520700643_1d8bd40dc9_o.jpg

     

    Esta maravilhosa receita do blog Pineapple and Coconut combina umas fabulosas vieiras salteadas com uns fantásticos espargos e umas deliciosas courgettes cortadas da grossura de uma folha de papel. Se preferir, pode substituir as vieiras por camarão descascado: também fica óptimo.

    Comece por laminar quatro courgettes. Deite fora as pontas e corte o resto com um descascador de vegetais. Faça o mesmo com meio quilo de espargos: deite fora o pé e corte-os longitudinalmente com um descascador.

    Depois, salteie, num fio de azeite, 50 g de chalotas picadas juntamente com quatro dentes de alho picados, uma colher de sopa de sumo de limão e outra colher de sopa de raspas de limão. Assim que as chalotas começarem a ficar caramelizadas, tempere com sal e pimenta (também pode usar piripíri, se gostar) e junte 1 kg de vieiras. Deixe-as saltear durante três minutos.

    Deite para a frigideira as courgettes e os espargos e cozinhe durante mais dois minutos. Finalmente, coloque na frigideira meio quilo de tomatinhos cherry cortados ao meio. Mal estes começarem a ficar, moles pode desligar o lume.

    Sirva a salada morna, com umas lascas de parmesão por cima e mais umas gotas de sumo de limão. Veja a receita completa aqui. E viva os jantares fáceis no Verão!

     

    Massa Fria com Pesto de Ervilhas e Pinhões Tostados

    pea-pesto-pasta-salad3-700x1050.jpg

    Eu, que não sou fã de ervilhas, estou verdadeiramente obcecado por pesto de ervilhas. Além de o molho ficar altamente cremoso, ainda tem um ligeiro toque adocicado irresistível. E foi por isso que me apaixonei por este fantástico fusilli, do blog Kitchen Treaty, que pode ser servido quente ou frio e que é um sonho de uma noite de Verão.

    Para fazer o molho pesto, só tem de triturar num liquidificador 50 g de pinhões tostados, 200 g de ervilhas, 25 g de salsa, 5 g de hortelã, 2 dentes de alho picados (sem a parte do meio), 2 colheres de sopa de sumo de limão e 80 ml de azeite. Quando tiver um creme suave (pode ajustar a quantidade de azeite para ficar com a consistência que mais gostar), tempere com flor de sal e pimenta preta a gosto.

    Depois, é só cozer a massa e servi-la com este molho delicioso e mais umas ervilhas e uns pinhões tostados por cima. Quente ou frio, fica sempre com um jantar delicioso. Veja a receita completa aqui.

     

    Frango Teriyaki com Fios de Cenoura e Couve

    Teriyaki-Chicken-768x780.jpg

    O melhor do frango teriyaki é que ele é marinado em molho de soja antes de cozinhar, o que quer dizer que ganha um sabor irresistível. Esta receita do site Hello Glow aconselha a substituir o molho de soja por um molho de coco, mas eu vou manter-me fiel à velha e saborosa soja. E se tiver um bocadinho de sake em casa, acrescente ao molho porque fica ainda melhor.

    Comece por juntar 80 ml de molho de soja com 1 colher de sopa de óleo de sésamo e o sake (se o tiver em casa) – também pode acrescentar mel e picante para ficar com um sabor mais intenso. Mergulhe quatro peitos de frango nesta mistura e deixe-os marinar durante 20 minutos, virando-os a meio do tempo.

    Agora é só deitar os peitos de frango e o molho, para uma frigideira com um fio de óleo de coco, três dentes de alho picados e gengibre ralado a gosto. Cozinhe bem a carne e sirva-a com cebolo picado e cenoura e couve crua espiralizadas. Não se esqueça de despejar o molho por cima de tudo isto. Veja a receita completa aqui.

     

    Leia ainda:

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que este Verão esteja (já há uns dias que não o vejo por aí),

    Ele

     

    fotos: pineapple and coconut; kitchen treatyhello glow

     

    2 comentários em “3 jantares frescos e light para fazer em menos de 20 minutos

    1. Boa noite, para o Pesto as ervilhas vão cruas à trituradora? Não vejo nem aqui nem no original indicação para as cozer, mas não será melhor dar pelo menos um ‘entalão’? Obrigado

    2. Boa tarde,
      Antes de mais muito obrigado pelo seu comentário. As ervilhas devem estar já pré-cozidas. Pode comprá-las em lata para ser mais simples ou dar-lhes um “entalão”, tal como sugere.
      Depois diga-nos como ficou 😉
      Obrigado,
      Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *