Desde que vi a facilidade com que o cabelo de Jorge Jesus é capaz de mudar de cor que deixou de haver factos consumados para mim. As sopas são quentes? Os gaspachos são de tomate? Tudo é relativo e nada é definitivo. É por isso que hoje lanço aqui este desafio à Nação: qual é o gaspacho mais original que já viu na vida? Eu lanço os quatro primeiros a concurso. E digo já que até há um dedicado a Jorge Jesus: neste caso, à cor da camisola, não à cor do cabelo.
Gaspacho de Cerejas
Foi no Cantinho do Avillez que a minha vida mudou e eu me tornei um perigoso obcecado por gaspacho de cerejas. Felizmente, descobri esta receita do blog Savory Simple que, além de deliciosa, demora cinco minutos a preparar. Junte num liquidificador 4 chávenas de cerejas sem caroço, sumo de 1 laranja grande, sumo de 1 limão, 2 dentes de alho esmagados (e sem a parte do meio que torna o alho indigesto), 2,5 colheres de sopa de chalotas picadas e 1 colher de chá de hortelã picada. Bata bem até ficar com um creme aveludado. Tempere com sal e pimenta a gosto e já está. A receita e a foto são do Savory Simple. Pode ver lá a receita completa.
Gaspacho de Beterraba
Esta receita do blog Feasting at Home já é um bocadinho mais complicada, mas basta olhar para a fotografia para ver a delícia que vai sair daqui. Precisa de beterraba, cebola, alho, pepino e endro. Depois, um pouco de abacate e iogurte para colocar por cima. A receita completa está aqui – e eu já estou a babar. A fotografia também é do Feasting at Home.
Gaspacho de Melancia
Melancia, pepino, tomate, chalotas e manjericão são os principais ingredientes deste prato delicioso que também não é nada difícil de preparar. E é uma ideia magnífica para levar dentro de um termos para a praia. A receita e a foto são do A Couple Cooks e nós já as tínhamos publicado aqui.
Gaspacho Verde e Branco
E finalmente a nossa pequena homenagem ao Jorge Jesus e à sua inseparável pastilha elástica: um gaspacho verde e branco. O segredo desta receita do óptimo blog A Cozy Kitchen está nos tomatillos, um tomate verde típico do México. Em Portugal, consegue comprá-lo no mercado biológico do Príncipe Real ou então através da internet. Além disso, ainda leva pepino, cebolinho, alho, pimento verde, lima, salsa e coentros picados – tudo verde. O toque branco vem do crème fraîche. Nós já tínhamos publicado a receita aqui.
Um bom gaspacho para si onde quer que esteja,
Ele
receitas e fotos: savory simple; feasting at home; a couple cooks; a cozy kitchen