4 maneiras deliciosas de fazer ovos no forno para um brinner perfeito

    Sempre que tenho dúvidas existenciais, recorro ao Jamie Oliver. Pode não ser um cozinheiro genial, mas é prático e costuma ter receitas deliciosas e saudáveis. É o ideal para aqueles dias em que não sabemos o que fazer para o jantar e não queremos perder muito tempo na cozinha.

    Hoje é um desses dias. Com o almoço de Dia da Mãe a empanturrar-me como se fosse o Buda sentado, preciso de uma solução fácil e leve para o jantar. Mas que impressione a minha querida Mulher Mistério. Por isso é que lhe vou apresentar uma destas quatro fantásticas sugestões de ovos no forno. Consegue adivinhar qual?

    5aaaebc9604f27084a0d788d-w1000_h1000.jpg

     

    Espinafres e fiambre 

    A base de todas as receitas é sempre a mesma: por cada pessoa, separe um ramequim untado com spray de cozinha e dois ovos. Neste caso, vai ainda precisar de 75 g de fiambre e 20 g de espinafres picados por cada duas pessoas. Divida-os pelos ramequins e termine com dois ovos abertos por cima. Tempere com sal e pimenta. A receita original fica por aqui, mas eu sou capaz de ainda espalhar um bocadinho de queijo ralado pelo topo. Leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante cinco a dez minutos, até as claras estarem consistentes e a gema cremosa.

     

    Tomate e manjericão 

    Há melhor combinação do que esta? É fresca e maravilhosa. Pique 70 g de tomate cherry e um raminho de manjericão e divida-os pelos ramequins. Dois ovos abertos em cada ramequim, sal e pimenta e já está. A esta receita, eu ainda lhe vou acrescentar umas fatias de mozzarella fresca. Leve ao forno, pelo mesmo período de tempo, e jantar pronto.

     

    Salmão fumado e cebolinho 

    Hmmm, maravilha! O salmão fumado liga lindamente com os ovos e o cebolinho é essencial para cortar. Para fazer estes ovos, coloque duas fatias de salmão fumado no fundo dos ramequins untados, os ovos por cima e cebolinho picado no topo. Cinco a dez minutos no forno e já está.

     

    Cogumelos e trufas 

    Para dias especiais, receitas especiais. E as trufas tornam qualquer prato numa verdadeira delícia. Especialmente uns fantásticos ovos. Estes levam uma cama de 25 g de cogumelos laminados no fundo de cada ramequim, dois ovos por cima e umas gotas de azeite de trufas a terminar. Se tiver uma trufa para laminar por cima, melhor. Ou então, também pode espalhar um pouco de cebolinho picado.

    Agora é só escolher quais os ovos ideais para acabar este Dia da Mãe. Eu cá já escolhi os que vou fazer para a minha querida Mulher e Mãe Mistério.

     

    Um óptimo Dia da Mãe para si onde quer que os ovos estejam,

    Ele

     

    receitas e foto: jamie oliver

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *