Só este título já me faz sorrir ligeiramente. Finalmente tenho não uma mas quatro razões para não me sentir culpada por comer todas as manhãs, ao pequeno-almoço, iogurte grego com granola. Obrigada, Huffington Post, por este delicioso artigo. Estava a precisar de boas notícias.
A verdade é que um iogurte natural normal já é uma maçadoria sem precedentes. Então se for light, é quase um velório. Não há comparação entre o sabor de um iogurte natural light e um iogurte grego natural. O sabor e a consistência. Adoro um iogurte cremoso.
Agora as boas notícias: as vantagens nutricionais de um iogurte considerado “gordo” são muito maiores do que os ditos light.
Os especialistas entrevistados pelo Huffington Post foram unânimes ao afirmarem que preferem os iogurtes gregos e os skyr porque são mais ricos em proteínas.
São 4 as razões por que deve optar por este tipo de iogurtes:
- Os iogurtes ditos gordos ou meio gordos tendem a ter menos açúcar
Nos anos 80, a moda dos nutricionistas era as dietas low fat, ou seja, os alimentos com muita gordura eram o inimigo público número 1. Na época, acreditava-se que as gorduras saturadas estavam diretamente relacionadas com as doenças cardiovasculares. Mas investigações recentes dão conta de que não é necessariamente assim. Aliás, lacticínios gordos ou meio gordos podem ter um efeito protetor no risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.
Muitas vezes, os iogurtes light até são mais ricos em açúcar para disfarçar a falta de sabor, provocando uma sensação de pouca saciedade.
- Os iogurtes gordos são menos propícios a fazer disparar os níveis de açúcar no sangue
Os especialistas citados neste artigo do Huffington Post fazem a comparação entre os iogurtes naturais e com sabores de fruta, e garantem que estes últimos provocam uma hiperglicemia, ou seja, uma rápida subida dos níveis de açúcar no sangue, o que significa que mais tarde vai ter uma quebra ou hipoglicemia , provocando uma sensação de fome. Mais vale, acrescentar fruta fresca ou um fio de mel ao seu iogurte natural do que optar por iogurtes com aromas. Mas não se iluda, é óbvio que os iogurtes naturais gordos também têm açúcar, por isso é que não fica com fome, porque o organismo demora mais tempo a digeri-los, a absorvê-los e a metabolizar o açúcar.
- Os iogurtes gordos tiram o apetite durante mais tempo
Um iogurte grego pode conter cerca de 20 g de proteína de absorção lenta numa única porção. A proteína dá uma sensação de saciedade fundamental se quiser perder peso. Além de saciar, dá uma sensação de satisfação, garantindo que não vai pensar em comida nas próximas horas. E um iogurte gordo é bastante mais completo, do ponto de vista nutricional, do que uma taça de espinafres, por exemplo. (Amo este artigo!)
- Os iogurtes gregos sabem muito melhor do que os light (e isso é fundamental!)
Um dos investigadores da Universidade de Stanford entrevistado pelo Huffington Post revelou esta inequívoca verdade La Palisse: é muito mais fácil tomar opções alimentares saudáveis se optar por alimentos deliciosos. Os iogurtes gregos são ricos, saborosos, versáteis e nutritivos. Depois de comer um iogurte gordo dificilmente vai devorar junk food a seguir.
Agora vou ali comer um iogurte gordíssimo e já venho!
Boa dieta para mim, onde quer que os iogurtes light estejam,
Ela