É daqueles que tira os camarões directamente do congelador para a frigideira? (Ups…) É daquelas que tempera imediatamente os camarões antes de os cozinhar? Então vai precisar de ler este texto até ao fim. Eu sei que não é fácil aturar-me durante mais de cinco linhas (a minha pobre Mulher Mistério está sempre a relembrar-me disso…), mas vai ter de ser. Encare este post como um daqueles xaropes horripilentos que tínhamos de beber aos 5 anos de idade: custa horrores, mas vai fazer-nos bem.
Agora que já perdi metade dos leitores, desesperadamente em fuga para o blog do Manuel Luís Goucha, vamos ao que interessa. O sempre útil site Food52, que está para a culinária assim como o Corão está para o islamismo, reuniu quatro truques “geniais” (as palavras são deles) para melhorar os seus jantares de camarão. Eu, que sou um mero leigo, limito-me a reconhecer a minha insignificância e a admitir que, de facto, fazia alguns disparates quando vestia o avental. Não acredita? Então veja lá se nunca falhou em nenhuma destas dicas.
1. Seque bem os camarões – mesmo bem!
Lá está: deixava os camarões descongelar e depois atirava-os para a frigideira? Ou para o forno? Erro crato (como diz o mini-misterioso mais novo numa involuntária homenagem ao ex-ministro da Educação). A superfície do camarão só vai começar a tostar depois de secar. E quanto mais tempo a humidade exterior demorar a evaporar, mais tempo o interior estará a cozinhar. Ou seja, quando finalmente conseguir ter a cor pretendida do lado de fora arrisca-se a ficar com uns camarões secos e duros do lado de dentro.
O chef americano Dan Kluger, citado pelo Food52, aconselha a descongelar os camarões totalmente, depois secá-los bem com papel de cozinha e, a seguir, deixá-los ainda a secar ao ar, dentro do frigorífico, durante uma a duas horas. Aí, sim, só precisa de os passar na frigideira ou na grelha e já está.
2. Tempere com sal uma a duas horas antes de os cozinhar
Outro erro frequente na Mansão Mistério: temperar e cozinhar logo a seguir. Nada disso. Tem de temperar os camarões uma a duas horas antes de os cozinhar. Depois de os secar com papel de cozinha, envolva-os em sal e deixe-os a repousar dentro do frigorífico. Já temperados. É uma espécie de salmoura seca que vai deixar os camarões mais saborosos. Use duas colheres de chá cheias de sal por cada quilo de camarão.
3. Acrescente bicarbonato de sódio ao sal
Bicarbonato de sódio?! Bicarbonato de sódio, sim senhora! O bicarbonato é alcalino e, por isso, vai acelerar a velocidade a que o exterior do camarão fica tostado, deixando o interior bem húmido e suculento. E dando-lhe aquele irresistível sabor a churrasco. Quando for temperar, acrescente ao sal meia colher de chá de bicarbonato de sódio por cada quilo de camarão.
4. Coloque os camarões em espetos
Fazer espetadas de camarão não é só um capricho. É a melhor forma de os secar no frigorífico e de os deixar com o interior húmido e suculento, tanto na grelha como na frigideira ou no forno. Junte os camarões bem apertadinhos no espeto, depois de temperados, e deixe-os suspensos a secar no frigorífico. Depois cozinhe-os assim na frigideira, na grelha ou no forno. Quanto mais encostados estiverem, mas protegido ficará o interior.
Agora diga lá se esta conversa toda não lhe deu fome. Eu já almoçava – mesmo a esta hora.
Leia ainda:
- Salada de camarão e abacate com molho miso
- Camarão com molho de manteiga de alho e salsa
- Camarão com molho de coco e gengibre
Uns óptimos camarões para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: food52
Aprender até morrer! Apesar de já ter almoçado, ainda ia uma meia dúzia deles,:-) dependendo do tamanho!:-)