O meu mundo vai desabar. Estou à beira de uma apoplexia. Uma pessoa já não sabe o que fazer nem para onde se virar. Mudamos (ou tentamos mudar) a alimentação porque somos bombardeados com a palavra “saudável” em todo o lado. Deve ser a palavra mais usada em marketing hoje em dia. Estamos nós profundamente convencidos de que estamos a comer coisas hiper saudáveis e, afinal, não é bem assim.
O Daily Mail divulgou um estudo feito pela plataforma LiveLighter em parceria com várias entidades de saúde australianas, como o Cancer Council Victoria e a Heart Foundation e os resultados são surpreendentes. Participaram mais de mil adultos entre os 18 e os 64 anos e mais de 130 nutricionistas. Foi-lhes pedido para identificar 57 bebidas e comidas como mais “saudáveis” e “menos saudáveis”. E prepare-se para o choque:
Bolos sem Glúten
Toda a gente sabe que os bolos são deliciosos mas não fazem bem a ninguém. 44% das pessoas interrogadas neste estudo estavam convencidas de que os bolos sem glúten eram uma boa alternativa. Eu estaria incluída nessa percentagem…mas, parece que estamos todos enganados: 94% dos peritos em nutrição afirmaram que não eram saudáveis. São, claro, a opção ideal para celíacos mas, não tenhamos ilusões, afinal não são tudo aquilo que imaginámos.
Sumo de Laranja
Apesar de grande parte do público ter classificado o sumo de laranja como saudável, os nutricionistas e os dietistas entrevistados não: 71% do público considerou que o sumo de laranja é uma bebida saudável mas 76% dos nutricionistas e dietistas discordaram. A resposta é simples: deve-se beber de vez em quando mas não regularmente, porque o sumo de laranja, tal como quase todas as frutas, tem muito açúcar.
Barras de Muesli
Más notícias para aqueles pais que põem barrinhas de muesli nas lancheiras dos filhos. Afinal, estas barras não são assim tão saudáveis. Só 18% dos nutricionistas e dietistas inquiridos consideraram esta opção saudável. Também a maior parte dos cidadãos considerava estas barras saudáveis. Neste inquérito, 52% classificaram-nas boas para a saúde, porque acreditaram nas campanhas de marketing, mas a verdade é que estão carregadas de açúcar.
Gelado de Iogurte
Confesso que este nunca me enganou. Para mim sempre foi um gelado. 62% dos inquiridos achavam que era mais saudável do que um gelado normal mas 69% dos nutricionistas não podiam estar mais em desacordo. Para eles, gelado de iogurte parece ser um iogurte gelado, mas na maior parte dos caso é de facto um gelado, então se incluirmos os toppings que lhes estão associados, é uma desgraça. Por isso, os especialistas aconselham: “Comam, mas de vez em quando!”
Óleo de Coco
Esta, para mim, é uma facada no coração. Mas também neste caso, há todo um debate. Tal como eu, 75% dos inquiridos achavam que o óleo de coco era uma opção mais saudável mas 85% dos peritos discordaram. Este é de longe o alimento cujas diferenças de opinião são mais gritantes. Talvez porque o óleo de coco seja tão usado em diferentes dietas e regimes alimentares e seja sempre associado a uma alimentação saudável. Mas os nutricionistas alertam para o facto de ser rico em gorduras saturadas e ser prejudicial para o colesterol. Apesar de tudo, é melhor do que manteiga mas é bem pior do que o azeite!
Depois de ler este estudo, resta-me uma saída: vou ali comer tudo o que me apetece e já volto!
Um resto de um ótimo e saudável (o que quer que isso seja) domingo,
Ela
fotos: me at the kitchen para casal mistério e daily mail
Ela, se vamos dar créditos a tudo o que se diz, lemos e ouvimos, acabamos por não comer nada de nada.
Vá por mim.
Comer sim, de tudo um pouco, mas com moderação.
Bom domingo