5 dicas para cortar uma cebola sem chorar como um bebé

    greens-266560_640.jpg

    Este post é puro serviço público e vai mudar a sua vida. Depois de ler estas linhas, nunca mais vai chorar a cortar cebola como se estivesse a ver o fim do “A Culpa É das Estrelas” ou qualquer filme do Nicholas Sparks ou, pior ainda, “O Campeão” (sou tão antiga… quem se lembra?). O incrível site Pure Wow reuniu cinco espetaculares dicas para nunca mais provocar um mar de lágrimas na cozinha por causa das malditas cebolas.

     

    1. Coloque a cebola no congelador antes de a cortar 

    onion-1068287_640.jpg

    Não comece a cortar a cebola sem a pôr no congelador durante 15 minutos. Sabe porquê? Porque, quando a cebola está fria, liberta menos a substância que provoca a irritação nos olhos e o faz chorar. Só precisa de ter cuidado para não deixar a cebola tempo demais, senão fica com uma pedra de gelo em vez de uma cebola.

     

    2. Coma um pouco de pão

    onion_bread.jpg

    Se está de dieta, relaxe: não precisa de comer o pão, basta pô-lo na boca. Antes de pegar na faca, coloque um pedaço de pão entre os dentes e não o volte a tirar até a sua missão estar totalmente terminada. Os seus olhos podem até sentir um certo ardor mas uma coisa é certa: não vai derramar uma única lágrima. O pão absorve os componentes sulfúricos da cebola antes de estes atingirem os olhos.

     

    3. Passe a lâmina da faca por sumo de limão 

    onion_lemon.jpg

    Esfregue sumo de um limão fresco na lâmina antes de cortar a cebola. O ácido cítrico do limão neutraliza as enzimas da cebola. Mas, cuidado, vá pondo mais limão à medida que vai cortando, senão corre o risco de lhe cair uma lágrima ou outra.

     

    4. Afie bem a faca 

    onion_knife.jpg

    Quando se corta uma cebola, a faca destrói as suas células, libertando os tais componentes que provocam a irritação nos olhos. Elementar, meu caro Watson: se usar uma faca bem afiada, menos células serão destruídas, porque o corte é mais certeiro, logo, menos componentes sulfúricos serão libertados. Como diria o meu filho mais novo: “Daahhh”.

     

    5. Use óculos à prova de cebola 

    onion_goggles.jpg

    Se nenhum dos truques anteriores resultar consigo, só vejo uma solução: faça como o Jay, do Modern Family, e compre aqui uns óculos à prova de cebola, por menos de 10 euros. São infalíveis, se não se importar de fazer uma fraca figura perante o resto da família.

     

    Boas receitas, de preferência sem choradeiras,

    Ela

     

    fotos: pure wow; pixabay

    7 thoughts on “5 dicas para cortar uma cebola sem chorar como um bebé

    1. Ou se já usa lentes de contacto, não precisa de fazer mais nada (pelo menos no meu caso, a menos que tenha de descascar um kilo de cebolas… para 3 ou 4 as lentes aguentam :))

    2. Verdadeiro serviço público sem dúvida!
      Tenho experimentado a técnica de ter água na boca durante o processo, sempre na esperança que desta vez é que resulta, mas sem sucesso..😉
      Vou experimentar estas dicas!
      Obrigada

    3. Eu vi uma dica no programa do Gordon Ramsey que por acaso até resulta: nunca cortar aquela parte “peluda” da cebola. Virar esse topo para cima e cortar ao meio, depois picar segurando por aí 😉

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *