5 erros que toda a gente comete quando come alimentos saudáveis

    Pois é. Isto de fazer dieta não é só encher o frigorífico e a despensa com alimentos saudáveis. Eu que o diga. Tenho cometido todos estes erros ao longo das minhas várias dietas. O segredo do sucesso não está apenas nos alimentos mas, sobretudo, nas quantidades. É claro que é fundamental rodear-se de alimentos saudáveis, mas as porções que escolhe comer são ainda mais importantes. Não adianta nada devorar quilos de abacate e beber litros de smoothies.

    Uma taça de açaí, por exemplo, é aparentemente saudável, mas não nos podemos esquecer que também tem açúcares adicionados.

    acai-bowl-3613793_1280.jpg

    Por isso, o truque é não exceder as doses recomendadas pelos nutricionistas. Aqui ficam algumas dicas recolhidas pelo ótimo site Fitness Pal para tentar perceber quais os erros mais comuns que cometemos quando estamos a tentar seguir uma alimentação saudável.

     

     

    Abacate 

    avocado-2644150_1280.jpg

    Erro mais comum: comer meio ou um abacate.

    O que deve fazer: comer apenas 1/3 a 1/5 de um abacate médio.

    Porquê? O abacate está cada vez mais na moda. Hoje usa-se este fruto para fazer brownies, tostas, saladas, etc. E apesar de ser saudável, porque é rico em gorduras monoinsaturadas, cada abacate médio tem 234 calorias, o que para muitas pessoas pode significar um aumento de peso.

    A dica: Corte o abacate em quartos e coma apenas um.

    Smoothies 

    smoothies-2253430_1280.jpg

    Erro mais comum: beber cerca de 600 ml (mais ou menos a média que é servida nos restaurantes e cafetarias).

    O que deve fazer: beber pelo menos metade, cerca de 300 ml.

    Porquê? Os smoothies são ricos em nutrientes essenciais mas também são ricos em açúcar e calorias.

    A dica: Divida um smoothie com um amigo, ou então, faça em casa e use mais legumes e fontes de proteínas como manteiga de amendoim, amêndoa ou de frutos secos.


    Granola 

    granola-3440204_1280.jpg

    Erro mais comum: come-se o suficiente para encher uma taça de cereais.

    O que deve fazer: servir-se só com o que cabe na palma da sua mão.

    Porquê? A granola costuma ser rica em calorias e gorduras e as que se vendem nos supermercados têm normalmente açúcares adicionados, com cerca de 400 a 500 calorias e mais de 20 g de açúcar.

    A dica: faça a sua própria granola com adoçantes naturais e use-a só como um topping para o seu iogurte ou para um smoothie rico em legumes.

     

    Azeite 

    olive-oil-968657_1280.jpg

    Erro mais comum: o chamado “fio de azeite” para temperar uma salada ou para usar numa frigideira para cozinhar qualquer alimento. Esse “fio de azeite” corresponde quase sempre a 3 colheres de sopa.

    O que deve fazer: usar apenas uma colher de sopa, mais ou menos do tamanho de uma ficha de póquer.

    Porquê? O azeite é rico em gorduras saudáveis (que ajuda o seu organismo a absorver as vitaminas A, D, E e K, e promove a regeneração celular) mas, ao mesmo tempo, cada colher de sopa de azeite tem, nada mais nada menos, do que 120 calorias, o que é assustador (pelo menos para mim).

    A dica: Use um doseador de azeite para controlar as doses que utiliza.

     

    Massa 

    pasta-503952_1280.jpg

    Erro mais comum: normalmente comemos uma taça de massa.

    O que deve fazer: deve comer apenas o equiparável a uma bola de basebol.

    Porquê? Muita gente evita comer massa porque se pensa que é muito rica em calorias e hidratos de carbono, mas se comer apenas a dose certa, pode perfeitamente fazer parte de uma dieta equilibrada.

    A dica: Opte por uma massa saudável, feita em casa, de preferência recheada com legumes e uma proteína como camarão grelhado, por exemplo.

    Mas não se esqueça de ter atenção às doses!

     

    Uma ótima dieta para mim e para si,

    Ela

    fotos: pixabay

     

    Um comentário em “5 erros que toda a gente comete quando come alimentos saudáveis

    1. O erro do abacate eu cometo bastante… Como mais do que devia porque adoro usá-lo como pasta para barra no pão que faço em casa.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *