5 jantares para fazer em menos de meia hora para cada dia da semana

    Se é como eu e chega a casa tarde, todos os dias, a pensar no que irá fazer para o jantar, então este post é para si. Não, não estou a falar de pernas de frango no forno, hambúrgueres feitos à pressa, ou ovos estrelados para despachar. Estou a falar de 5 sugestões deliciosas e requintadas, para cada dia da semana, e que demora no máximo meia hora a preparar! Quem é amiga, quem é?

     

    Segunda-feira: Noodles Tailandeses de Coco

    1465418698481.jpg

    Esta receita do blog Feasting at Home tem muitos ingredientes mas demora apenas 15 minutos a fazer. Não acredita? Comece por ferver os noodles. Entretanto, aqueça o óleo de coco numa panela, em lume médio. Salteie as chalotas picadas e o gengibre ralado e depois junte o alho picado e a pasta de caril. Acrescente o leite de coco, água e o caldo de galinha e mantenha em lume brando, mexendo de vez em quando. Agora é a altura de colocar o pimento vermelho, os molhos de peixe e de soja, o açúcar e o piripiri. Adicione os camarões descascados e esprema o sumo de uma lima. Escorra os noodles e junte-os à panela. Decore com manjericão fresco, rebentos de feijão, cebola roxa cortada fininha ou alho francês picado.

    Se quiser saber as quantidades certas e a lista completa de ingredientes, para 3 ou 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

      

    Terça-feira: Linguine com Couve e Alcachofras

    1465416955917.jpg

    Em menos de 15 minutos consegue fazer esta receita do blog A Cozy Kitchen porque basicamente coze quase todos os ingredientes ao mesmo tempo na panela: o linguine, a água, o caldo de galinha, as chalotas e o alho picados, as alcachofras, as folhas de couve cortadas em pedaços, o sal e a pimenta moída. Ponha o lume no máximo e tape a panela. Quando a água começar a ferver, conte 7 minutos, e vá mexendo de vez em quando com uma pinça de cozinha. Quando terminarem os 7 minutos, prove a massa. Se achar que precisa de mais tempo, deixe mais um minuto ou dois. Desligue o lume, junte o crème fraîche ou o iogurte grego, a manteiga e o sumo e as raspas de limão. Decore com parmesão e pimenta vermelha moída e divida pelas várias taças onde vai servir.

    Todos os pormenores sobre os ingredientes e respetivas quantidades, para 4 pessoas, estão aqui.

     

    Quarta-feira: Frango Tailandês com Ananás Grelhado, Arroz de Sésamo e Amendoins

    1465417059368.jpg

    Não é à toa que o blog Half Baked Harvest é um dos meus preferidos. As receitas são sempre surpreendentes e deliciosas e esta não é exceção. Demora meia hora a fazer mas é muito fácil: comece por misturar no liquidificador o molho de soja, a manteiga de amendoim, o vinagre de arroz, a pasta de caril, o molho de peixe, o gengibre ralado, o alho picado e o sumo de uma lima, até obter uma consistência macia.

    Entretanto, coloque um wok ou uma frigideira com o lume no máximo e derreta um fio de óleo de amendoim ou azeite, se não tiver. Frite o frango de um lado e do outro e, depois, acrescente o pimento vermelho. Deixe cozinhar um pouco e a acrescente a cenoura ralada e o edamame. Vá deitando devagarinho ¾ do molho em lume brando, deixando o molho engrossar durante 5 minutos. Retire do lume e junte o manjericão. Ao mesmo tempo, grelhe o ananás de ambos os lados. Para servir, coloque primeiro o arroz, depois o frango e, por fim, o ananás. Tempere com o resto do molho.

    Se quiser saber todos os pormenores da receita, para 4 pessoas, clique aqui.

     

    Quinta-feira: Frango Teriyaki com Manga e Sementes de Sésamo

    1465417468348.jpg

    Comece por fazer o arroz, enquanto prepara o molho teriyaki: misture no liquidificador as tâmaras sem caroço e previamente ensopadas, a água das tâmaras, o molho de soja, o vinagre de arroz, o alho e o gengibre, até ficar um molho macio. Reserve. Corte a cebola em fatias fininhas e os peitos de frango em pedaços pequenos. Num prato fundo, misture a farinha, o sal, a pimenta e o piripiri e passe o frango pela mistura de farinha. Aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio-alto. Junte a cebola e depois o frango até ficar acastanhado. Acrescente o molho e o caldo de galinha, e baixe o lume. Tape e deixe em lume brando durante 10 minutos. Junte os pedaços de manga, mexa, tape novamente e mantenha em lume brando durante mais 5 a 10 minutos. Sirva sobre o arroz e tempere com sementes de sésamo, cebolinho picado, óleo de sésamo e sumo de lima.

    Todos os detalhes desta incrível receita do blog Pinch of Yum estão aqui.

     

    Sexta-feira: Ovos na Frigideira com Couve-flor e Curcuma

    Turmeric-Cauliflower-Egg-Skillet-1.jpg

    Esta receita do blog Naturally Ella é tão deliciosa como fácil. Em 30 minutos prepara este prato para si e para toda a família. Comece por derreter o óleo de coco numa frigideira em lume médio. Junte a cebola roxa fatiada e a couve-flor. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até a couve-flor ficar macia e com uma cor acastanhada. Esprema o sumo de uma lima e junte a curcuma em pó, o gengibre ralado e uma pitada de pimenta-caiena. Deixe cozinhar e volte a colocar mais um pouco de óleo de coco, formando um buraco no centro da frigideira. Abra os ovos para o centro, reduza o lume e tape a frigideira. Deixe cozinhar até as claras dos ovos ficarem prontas e as gemas a seu gosto. Sirva com sumo de lima, coentros picados e chutney de maçã. As quantidades certas de cada ingrediente, para 1 pessoa, estão aqui.

     

    Uma ótima semana e boas receitas,

    Ela

    4 comentários em “5 jantares para fazer em menos de meia hora para cada dia da semana

    1. Olá Carla,
      Peço imensa desculpa por responder com um mês de atraso, mas são tantas as mensagens e os mails que não temos conseguido responder a todos em tempo útil. Pode comprar curcuma nas lojas Celeiro ou nos supermercados do Martim Moniz.
      Boas receitas,
      Ela

    2. Das sugestões; confecionei o Frango Teriyaki com manga e sementes de sésamo, ficou maravilhoso e os miúdos adoraram, para a próxima tenho de fazer a dobrar e os Noodles Tailandeses de Coco, fiz uma ligeira alteração, acrescentei mais molho para dar um “ar” de sopa, muito bom.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *