O chef sueco Magnus Nilsson, orgulhoso detentor de duas estrelas Michelin, diz que come este bolo pelo menos uma vez por mês. E se um chef Michelin come, então eu devoro.
De facto, não é de admirar que esta receita seja uma das mais populares na Suécia: além de demorar só 20 minutos a fazer, só suja uma panela. E se nada disto for suficiente para o convencer, então fique a saber que esta receita só leva uns modestos 40 gramas de farinha, o que a atira para essa reconfortante categoria que dá pelo nome de quase dietética.
O bolo chama-se kladdkaka e faz parte da gastronomia sueca desde, pelo menos, os anos 70. Esta versão é da autoria do próprio Magnus Nilsson e foi publicada no espectacular site Food52. Para fazer esta maravilha, só vai precisar de 200 g de manteiga, igual quantidade de chocolate preto partido em pedaços, quatro ovos, 250 g de açúcar e 40 g de farinha tipo 55.
Antes de começar, ligue o forno nos 175º C – convém fazer isto logo porque, como o bolo é mais rápido do que uma flecha do Robin dos Bosques, não lhe vai sobrar muito tempo para aquecer o forno. Pegue num pedaço extra de manteiga e unte uma forma com o fundo amovível e cerca de 24 cm de diâmetro. Polvilhe a manteiga com pão ralado.
Preparado o terreno, só falta tratar do bolo. Derreta a manteiga numa panela, em lume brando. Acrescente o chocolate enquanto mexe. Assim que o chocolate estiver derretido, desligue o lume e misture bem os restantes ingredientes.
Espalhe a massa pela forma, alise o topo e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. O resultado é um bolo baixinho, denso e a saber muuuito a chocolate. Se o servir com umas natas batidas ao lado e um bocadinho de cacau polvilhado por cima, vai ver a maravilha que é.
Um óptimo Natal para si onde quer que o bolo de chocolate esteja,
Ele
receita: magnus nilsson; foto: food52